'Ele se salvou pois conseguiu correr', diz mãe de brasileiro na Indonésia

O médico gaúcho Fábio Junqueira Karkow estava passando férias em um resort nas ilhas indonésias de Mentawai quando na noite de segunda-feira sentiu o tremor de terra que atingiu o arquipélago. Logo depois, ele ouviu o barulho do mar e correu. “Ele disse que se salvou do tsunami porque conseguiu correr. Ele largou tudo e foi para a parte alta. O resort ficou alagado e ele perdeu tudo. Mas graças a Deus está tudo bem”, contou a mãe de Fábio, Marisa Karkow, em entrevista ao G1 por telefone.

Pelo menos 154 pessoas morreram e 400 estão desaparecidas após um tsunami ter atingido várias ilhas remotas na Indonésia, segundo as autoridades locais. As ondas gigantes, de até três metros de altura que em alguns lugares avançaram até 600 metros dentro do continente. O tremor de magnitude 7,7 foi registrado a cerca de 33 km de profundidade e a 78 km a oeste de Pagai Sul, nas Ilhas Mentawai, na noite de segunda, e destruiu casas na cidade costeira de Betu Monga e em outras localidades, segundo autoridades locais.

Marisa disse que Fábio, de 46 anos, conseguiu sair da ilha em um barco, numa travessia de 12 horas. Quando chegou a Sumatra, ele conseguiu ligar para a mãe, mas com a conexão ruim só teve tempo de pedir os documentos para viajar e dizer que estava bem. “Ele disse que estava só com a roupa do corpo. Fiquei mais de 24 horas sem ter notícias dele, ligada nas notícias pela internet, ligando para a agência de viagens e para a embaixada. Mas parece que agora ele conseguirá manter o plano inicial de voltar para o Brasil amanhã. Estou indo para Florianópolis encontrá-lo.”

A embaixada do Brasil em Jacarta confirmou que Fábio está bem e que não há informação de brasileiros mortos. Segundo o vice-cônsul Túlio Costa, algumas famílias procuraram a embaixada, mas os brasileiros já foram encontrados e estão bem.

A Indonésia também era afetada nesta terça-feira pela erupção do vulcão Merapi, na ilha de Java, que obrigou a retirada de milhares de moradores, causou a morte deao menos 25 pessoas.

Deixe seu comentário aqui: