Santarém se prepara para o 92º Círio

Padroeira dos santarenos é homenageada com procissão no domingo

Neste sábado dia 27/11, acontece a transladação da imagem com saída da Catedral para a igreja de São Sebastião, às 19h, em procissão luminosa. Foram confeccionados 1.500 castiçais que serão usados na procissão. Os objetos foram produzidos pelas mães das crianças que participam do Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.  

Durante o trajeto Nossa Senhora receberá homenagens de fiéis e devotos. Na chegada, acontece a celebração Eucarística presidida pelo bispo da Diocese, Dom Esmeraldo Farias.

No domingo, 28, dia do Círio, às 06h será realizada uma celebração com a presença dos cordeiros (pessoas que caminham na corda). Às 07h Começa a caminhada: saída da igreja de São Sebastião percorre a Av. São Sebastião, Av. Cuiabá, Av. Tapajós até à praça da Matriz, num percurso de 7 km. Na chegada, continua a celebração Eucarística, presidida pelo bispo, Dom Esmeraldo.

A corda deste ano (azul em nylon) será a mesma que foi usada por 10 anos nos círios anteriores. É uma homenagem da Comissão do Círio e Berlinda ao senhor Edenmar da Costa Machado, o “Machadinho”, quando foi coordenador da Comissão por 30 anos.  

De acordo com a coordenação da festa, a previsão de chegada da imagem à praça da Matriz é por volta das 11h15min.

Durante o percurso, estão confirmadas 18 homenagens, incluindo a do Sindicato dos Estivadores de Santarém que é uma das mais aguardadas e tradicionais.

A festa destaca o tema: “Maria, Mãe Missionária”. Está em sintonia com a missão de evangelização que a Diocese de Santarém está preparando para 2011. A misão será realizada em Monte Alegre, Almeirim, Prainha, Belterra, Aveiro, Mojui dos Campos e Santarém, municípios formam a Diocese.

A festa prossegue até o dia 08 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição e Dia Nacional da Família.

Romaria da Feliz Idade

Na sexta-feira, 3 de dezembro, será realizada a 3ª Romaria da Feliz Idade. Será às 18h com saída da igreja de N. Sra. das Graças e chegada na catedral de N. Sra. da Conceição. Todos os idosos de Santarém podem participar. A romaria faz parte das homenagens à padroeira da Diocese de Santarém.

16ª Caminha de Fé com Maria

Nos dias 04 e 05 de dezembro, vai acontecer a 16ª Caminhada de Fé com Maria, com saída da igreja de Santo Antonio em Mojui dos Campos, às 20h do dia 04 e chegada pela manhã do dia 5 na praça da Matriz, num percurso de 37km. São aguardados aproximadamente 50 mil caminhantes.  

Show da cantora Joana

Como parte da programação cultural da festa de N. Sra. da Conceição, terça-feira, dia 7 de dezembro, acontece o show da cantora Joana. Será na praça da Matriz com início às 22h. Em seu repertório, a cantora irá apresentar canções em homenagem à Nossa Senhora.  

PASCOM/Diocese de Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *