Arroz com feijão faz PF ficar mais caro

Arroz com feijão, com preço mais alto que a inflação

SÃO PAULO – O prato mais tradicional entre os brasileiros está ficando caro. O clássico arroz com feijão, filé, batata frita e ovo frito com salada registrou aumento de 16,7% em um ano, considerando a inflação calculada pelo IPCA-15 deste mês. A alta equivale a três vezes a variação da inflação do mesmo período, que ficou em 5,47%.

De acordo com o economista da Tendências Consultoria, Jean Barbosa, que fez o cálculo, o feijão e a carne foram os itens que mais influenciaram a alta de preço do “prato feito”. “O excesso de chuvas, principalmente na Bahia, diminuiu a oferta de feijão. Por outro lado, o clima seco nas regiões de pecuária fizeram a oferta de carne recuar”, afirma.

Com isso, o economista calcula que, nos últimos 12 meses, terminados na primeira quinzena deste mês, o preço do feijão acumulou uma alta de 101%, ao passo que as carnes aumentaram 20,26%.

Altas e baixas

O aumento do “prato feito” poderia ser maior, não fossem a salada e a batata, únicos itens do prato brasileiro que registraram recuo.

No primeiro caso, o tomate registrou queda de 34% no período, ao passo que a alface pode ser encontrada 2,6% mais em conta. A batata, por sua vez, apresentou uma queda de 14% nos preços dos últimos 12 meses.

PF mais caro em 2011

Quem costuma comer fora de casa deve preparar o bolso, pois os preços do “prato feito” continuarão altos. Para o final deste ano, o economista acredita que os alimentos continuarão pressionados. “O feijão, por exemplo, pode mostrar uma queda no final do ano, mas o preço ainda vai ficar caro na comparação com dezembro do ano passado”, diz.

Para 2011, as altas não serão tão fortes como as registradas neste ano. “Em 2011 a oferta dos alimentos deve se recuperar, influenciando no recuo dos preços. De maneira geral, ainda vai haver altas, mas elas serão mais fracas”, afirma Barbosa.

Fonte: Infomoney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *