Aveiro comemora hiperdia caminhando com hipertensos e diabéticos

Promovendo uma caminhada às seis horas da manhã, saindo do Morrinho até a Praça Central. Foi assim que o município de Aveiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, comemorou sexta-feira última, dia 18, o “Hiperdia” que serviu para alertar e conscientizar as pessoas quanto aos riscos do Diabetes, uma doença silenciosa, mas mortal se não for tratada corretamente.

A caminhada foi animada por uma paródia da música “A Praça”, adaptada pela enfermeira Ercilia, onde um dos refrões aconselha que as pessoas não usem nada de gordura, nem muito sal, pois tudo isso faz muito mal. Na ocasião, equipes da Secretaria de Saúde realizaram exames de glicemia, fizeram medição de pressão e outros atendimentos, visando conscientizar a todos sobre o diabetes.

A 1ª caminhada de hipertensos e diabéticos de Aveiro foi coordenado pelo Programa Saúde da Família, que tem à frente a enfermeira Helly Ana Leite Ribeiro. Também estiveram prestigiando a ação em prol da saúde coletiva, o casal de médicos Dr. Frank e Vera Maria Nayer, que usando o microfone orientavam as pessoas sob os cuidados para que seja evitada o diabetes e hipertensão.

O Hiperdia, que também contou com as presenças do Prefeito em exercício Raimundo Cardoso e da secretaria de saúde Cristina Chagas, ofereceu um farto café da manhã aos idosos, trazendo no cardápio muita fruta e mingau, tudo dentro das orientações da nutricionista tendo em vista a finalidade da campanha. A secretaria Cristina Chagas agradeceu o empenho e apoio de todos, principalmente da Prefeitura, que entendendo a importância do ato, não mediu esforços para seu sucesso.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *