Diretor da Resex Tapajós diz que fiscalização do Ibama será mais intensa na região

Mauricio Santamaria afirma que vai fazer jogo duro com os foras da lei
Mauricio Santamaria afirma que vai fazer jogo duro com os foras da lei

A reserva Resex-Tapajós, foi criada no ano de 1998, por Decreto presidencial do então presidente Fernando Henrique Cardoso, formada por 72 comunidades, com mais de 20 mil pessoas. Segundo o diretor da Resex Tapajós Arapiuns, Maurício Santamaria,falta aos comunitários uma maior organização para que possam participar das políticas públicas que visam levar melhores condições de vida   a estas comunidades.

Dentre os muitos problemas encontrados, Maurício santamaria, cita que na região ocorrem problemas, os conhecidos por crime ambiental, entre eles a exploração ilegal de madeira e a pesca de algumas espécies protegidas  no período de defeso. “principalmente ao longo do Tapajós, que é um rio mais piscoso e no Arapiuns em algumas épocas do ano, principalmente no período em que o peixe está subindo o rio para desovar”.

Mas nem tudo são problemas, em meio a trevas proporcionadas por vários crimes ambientais, existe a bonança, o gestor da resex-Tapajós, informa que o governo está implantando o programa Telecentros.br, com objetivo da inclusão digital em comunidades descentralizadas dos centros urbanos. “para a Resex Tapajós-Arapiuns foram inscritos 17 propostas, das quais 11 foram aprovadas, beneficiando sete comunidades do Tapajós e quatro da região do Arapiuns”. Vila Franca, Mangal, Paraoá, São Miguel, São Pedro, Cametá, que tem muita dificuldade de acesso neste período do ano, são algumas das beneficiadas com dez computadores, todos com acesso á internet, além de projetor multi mídia, impressora, todo mobiliado, com pessoas treinadas pelo governo Federal, para ensinar aos comunitários como manusear com as tecnologias, através do computador.

Luz para Todos- Energia elétrica é anseio das comunidades que integram a Resex-Arapiuns, infelizmente até hoje, nenhuma tem energia, tanto a Calha Sul do Arapiuns quanto a Calha Oeste do Tapajós. “nós fomos cobrados pelas comunidades e buscando apoio da Câmara dos Deputados, através do Deputado Alexandre Von, vamos nos empenhar para levar o Porgrama Luz para Todos ás comunidades”, concluiu Maurício Santamaria.

Por: Carlos Cruz

Um comentário em “Diretor da Resex Tapajós diz que fiscalização do Ibama será mais intensa na região

  • 30 de novembro de 2010 em 16:20
    Permalink

    Muito boa matéria, ms este Maurício Santamaria é tudo de bom! Um pedaço de mau e bom caminho!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *