UFOPA realiza I Seminário de Patrimônio Cultural

Será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro o I Seminário UFOPA de Patrimônio Cultural e Arqueológico. O evento trará a Santarém a superintendente do IPHAN-PA, Maria Dorothéia de Lima, e a Coordenadora do Laboratório de Educação Patrimonial/Universidade Federal Fluminense, Dra. Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto, que irá proferir palestra com o tema “Patrimônio Cultural e Educação”. O Reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, fará a abertura do seminário.
A abertura oficial será no dia 9 de dezembro às 17h30, no salão de eventos da Universidade Estadual do Pará (UEPA) em Santarém, localizada na Av. Plácido de Castro, s/n. Ao final do seminário será instaurado o Fórum de Patrimônio de Santarém.
Fazem parte da programação as mesas-redondas: “Patrimônio imaterial e identidades culturais no Pará” e “Patrimônio Arqueológico em Santarém”; e ainda a exposição “Cuias de Santarém: Patrimônio Cultural”, que será instalada no Centro Cultural João Fona e aberta durante o seminário.

Serviço:
I Seminário UFOPA de Patrimônio Cultural
Data: 9 e 10 de dezembro (quinta e sexta-feira)
Local: Salão de eventos da UEPA (Rua Plácido de Castro, s/n)
Informações: Instituto de Ciências da Sociedade (93) 3064-9050

Confira abaixo a programação completa:

09/12 (quinta-feira)
17h00
Abertura do seminário com presença do Magnífico Reitor da UFOPA, da superintendente do IPHAN no Pará e da Prefeitura Municipal de Santarém
17h30
Palestra: “Patrimônio Cultural e Educação” – Profa. Dra. Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto (Coordenadora do Laboratório de Educação Patrimonial/Universidade Federal Fluminense)
19h:30
Inauguração da exposição “Cuias de Santarém: patrimônio cultural” no Centro Cultural João Fona.

10/12 (sexta-feira)
10h00
Mesa-redonda: “Patrimônio imaterial e identidades culturais no Pará” – Profa. M.Sc. Maria Dorotéa de Lima (Superintendente do IPHAN-PA) e Profa. Dra. Luciana Carvalho (ICS/UFOPA)
14h30
Mesa-redonda: “Patrimônio Arqueológico em Santarém” – Profa. Dra. Denise Pahl Schaan (Universidade Federal do Pará), Prof. M.Sc. Paulo Roberto do Canto Lopes (Diretor do Museu Histórico do Estado do Pará e responsável pela área de Arqueologia da Secretaria de Cultura do Pará)
17h30
Instauração do Fórum de Patrimônio de Santarém.

Da Redação

Deixe seu comentário aqui: