Contas de água serão impressas no momento da medição

Cosanpa Servidora da empresa exibe aparelho digital que a empresa utilizará para leitura e emissão de fatura
Cosanpa Servidora da empresa exibe aparelho digital que a empresa utilizará para leitura e emissão de fatura

A cada mês, 16 mil consumidores residenciais da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) deixam de receber a conta de água em casa. Os problemas na entrega da fatura, que também podem ser de atraso no recebimento, atingem entre 8% e 9% das 250 mil residências atendidas pela Cosanpa em todo o Estado e na capital. O serviço, feito por uma empresa terceirizada, campeão nas reclamações feitas aos postos de atendimento, será substituído a partir da próxima semana por um novo, em que a conta será impressa e entregue às mãos do morador no momento da aferição do consumo mensal no hidrômetro.

A Cosanpa vai substituir gradualmente o atual modelo de fatura, entregue lacrado via correspondência, por um menor, mais simples e aberto, impresso em impressoras térmicas portáteis. Com a mudança, a Companhia afirma que reduzirá em R$ 0,16 o custo de entrega de faturas por imóvel. Em um universo de 250 mil residências atendidas, significa uma economia de R$ 40 mil a cada mês – diferença que, segundo o diretor comercial da Cosanpa na capital, Gilberto Drago, não será repassada ao consumidor como redução de tarifa.

A partir de segunda-feira, dia 6, onze bairros do centro de Belém passarão a usar o novo sistema. Batista Campos, Nazaré, Umarizal, Jurunas, Cremação, Cidade Velha, Reduto, Umarizal, Guamá, Campina e parte do bairro do Marco serão visitados pelas equipes de medição aptas a imprimir e entregar as contas.

Dez impressoras móveis conectadas por bluetooth ao celular onde o funcionário registra o consumo serão usadas nesta primeira etapa. O aparelho registra em tempo real o consumo nas residências, eliminando a necessidade da digitação dos dados que aumentava o tempo entre a coleta dos dados e a entrega das contas. A novidade pode até ser adotada na região Oeste do Pará, onde o povo pede pouca coisa da Cosanpa… apenas água nas torneiras.

Por: Carlos Cruz

Um comentário em “Contas de água serão impressas no momento da medição

  • 9 de julho de 2011 em 16:52
    Permalink

    No meu ponto de vista a fatura entregue no momento da marcaçao esta correta mais deveria ser zerado o relogio.pois nao ´e culpa do consumidor o funcionario nao marcar antes e agora o valor alto da fatura esta fora da realidade do povo de poder aquisitivo baixo?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *