ESCOLA SÃO JOSÉ PROMOVE 4ª EDIÇÃO DO “ORGULHO DE SER NEGRO”

:No último final de semana, a Escola Estadual de Ensino Médio São José realizou a 4ª edição do projeto “Orgulho de ser negro”, que faz parte do calendário escolar desta instituição de ensino.

O objetivo principal deste evento promovido pelos alunos professores e diretores, é fazer uma análise profunda da história dos negros no Brasil e de maneira crítica e ao mesmo tempo reflexiva, da formação da sociedade brasileira no contexto da história afro- brasileira e na transformação e explicações sociais, como na dança, culinária, política, economia e cultura dos povos negros.

Alunos do São José apresentam danças durante projeto "Orgulho de ser negro"

Durante a programação do projeto, foram feitas peças teatrais, sobre o cotidiano dos negros e a dificuldade no mercado de trabalho; heranças culturais negras; artesanato; música; língua e literatura.

Os desfiles dos deuses negros ficaram sob responsabilidade dos alunos do 1° ano do Ensino Médio. Os alunos do 2° ano discutiram o tema em debate sobre ancestralidade e religiosidade e os alunos do 3° ano ficaram com o tema: “O negro da atualidade”.

O evento foi aberto à toda sociedade obidense e alunos das escolas municipais, onde também autoridades do Município participaram, bem como os descendentes de quilombolas, que abrilhantaram ainda mais o projeto passando seus conhecimentos e experiência aos alunos sobre seus direitos e deveres como negros e como de dar com a discriminação, que ainda infelizmente existe no Brasil.

A realização da 4ª edição do projeto “Orgulho de ser negro” foi um sucesso, e finalizou com um desfile, onde foi escolhido o casal que representará a beleza negra obidense. Também foi feita uma merecida homenagem à professora Cleonice Barros. fonte: http://www.chupaosso.com.br

Professora Cleonice Barros
Professora Cleonice Barros foi homenageada durante evento

Por: Natalino Sousa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *