Secretaria de Saúde promove Campanha de Combate a Dengue

 Passeata de combate a dengue mobilizou centenas de pessoas
Passeata de combate a dengue mobilizou centenas de pessoas

O combate contra a dengue é uma luta que não pode parar. Em Placas esta batalha tem sido encarada com muita responsabilidade. A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de novembro a Campanha Nacional de Combate a Dengue, uma verdadeira ofensiva contra esta doença.

Uma parceria foi movida entre todas as secretarias do poder público, coordenado pela Secretaria de Saúde, onde envolveu centenas de pessoas. Nos dias 22, 23, 24 e 25 foram realizados mutirões na sede do Município, onde todos os agentes de saúde e vários servidores públicos fizeram uma varredura na cidade. A equipe visitou todos os domicílios e recolheu objetos onde possam se proliferar o mosquito Aedes Aegypiti.

Além do trabalho de remoção, também foi realizada a orientação preventiva, tentando assim conscientizar a população a não jogar ou deixar qualquer recipiente descoberto onde possa procriar o mosquito da dengue.

Durante toda a semana, cada Agente de Saúde, cada Servidor Público e toda a Equipe de Coordenação (IEC, PNCD, PACS) que estavam juntos nesta luta, se empenharam o máximo para que a campanha surtisse bons resultados.

A campanha encerrou na sexta-feira, dia 26, com uma passeata pelas ruas da cidade, onde envolveu a participação das secretarias de Saúde, Infraestrutura, Administração, Meio Ambiente, Agricultura, Assistência Social e Educação. Também fez parte da passeata as Igrejas Católica, Adventista do 7º Dia, Cristã no Brasil, Mundial do Poder de Deus e Assembléia de Deus. O comércio local também participou do evento aderindo à passeata, destacando a Loja Movelar, Supermercados Gaúchão, Farmácia Fuso Horário, Loja Morena Bela e Vanessa Modas Shopping Lar. Os alunos das escolas Almir Gabriel, Iranir de Andrade, Tancredo Neves, Ana Faleiro e PETI foram liberados e também participaram da passeata.

O movimento chamou a atenção da população para não cessar a luta contra a dengue. Faixas e cartazes foram exibidos no sentindo de orientar que esta é uma luta de todos. Após percorrer várias ruas da cidade, o movimento se encerrou no coreto da Praça Fuso Horário, onde estava instalado um microscópio cedido pela Secretaria de Saúde e através deste aparelho, todos puderam conhecer o mosquito Aedes Aegypiti em sua evolução.

Para o secretário de saúde Gilson Macedo, campanhas como esta são necessárias, pois desperta a atenção da população de que, tem que cuidar contra este mal, e os efeitos deste trabalho que já vêm aparecendo, prova disto é o baixo índice de casos da doença no Município. O prefeito Negão Brandão, por sua vez, disse que se cada um fizer parte desta guerra contra esta doença, Placas ostentará em breve o título de Município modelo no combate contra a dengue, porém, o mais importante não é o título, e sim, a saúde do povo placaense.

Por: Acessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *