Vigilância Sanitária retira produtos vencidos do comércio

Vigilância sanitária agiu com rigor em Juruti (Foto - Genivaldo Cardoso)
Vigilância sanitária agiu com rigor em Juruti (Foto - Genivaldo Cardoso)

A inspeção ocorreu do dia 22 a 26 deste mês, somente nos comércios com maior fluxo de pessoas. No primeiro dia de fiscalização, o produto retirado das prateleiras de apenas um estabelecimento,pelos fiscais, encheu a carreta do carro da vigilância sanitária.

Entre os alimentos vencidos estavam biscoitos, leite em pó, requeijão, massa para mingau, molhos, macarrão instantâneo entre outros. As mercadorias, apreendida foram levadas para o lixão da cidade, onde foram descarregados, tirados das embalagens e depois queimados. Os fiscais se retiraram do local quando os alimentos foram totalmente consumidos pelo fogo.

Segundo fiscais que estavam executando esse trabalho, é preciso que os funcionários permaneçam  enquanto os produtos são queimados, pois as pessoas que procuram comida no lixão apagam o fogo e pegam os alimentos vencidos para comer. Na cidade, equipe já tomou conhecimento que uma criança quase veio a óbito, devido uma intoxicação, provocada por um iogurte vencido.

Importante- A coordenação da vigilância em Juruti pede que a população observe a data de validade no momento da compra e qualquer problema desta amplitude os consumidores poderão denunciar o estabelecimento indo a vigilância sanitária do municipio ou ligar para (93) 3536-1257, já que a fiscalização tira o produto vencido e demora a voltar no estabelecimento, devido este trabalho ocorrer também em farmácias, açougues, lanches e até nas comunidades da zona rural.

A punição para os estabelecimentos, que estiverem com mercadorias vencidas é seguida de acordo com a Lei n0 6437, artigo 10 de 1977, que dispõe sobre as penalidades. São elas a advertência, apreensão, inutilização, interdição, cancelamento do registro, da licença, da autorização e aplicação de multas. Participaram da inspeção os funionários Acivaldo Andrade, Luiz Augusto Vicente Augusto, Anagleide Batista, Duleline Lima e Queise Farias.

Por: Sales Martins

Um comentário em “Vigilância Sanitária retira produtos vencidos do comércio

  • 24 de março de 2011 em 08:03
    Permalink

    No mercadinho Abatia tem produto vencido,como chocolate da nestle! que venceu dia 18 de março de 2011!

    Resposta

Deixe seu comentário aqui: