Com 50 pontos de alagamento, SP tem quase 100 km de lentidão

Lentidão no Viaduto Jacareí, em frente à Câmara Municipal de São Paulo (Foto: Marcelo Mora/G1)

O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, reabriu às 17h46 desta segunda-feira (13) após ficar cerca de 30 minutos sem pousos e decolagens por causa da chuva forte que atinge a capital paulista. O temporal deixou toda a cidade em estado de atenção, provocava 50 pontos de alagamento às 17h55 e quase 100 km de lentidão no trânsito. O Túnel Max Feffer estava fechado, sentido bairro, por causa de um alagamento.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de atenção em toda a cidade às 16h. Segundo o CGE, áreas de instabilidade associadas a uma frente fria no oceano se deslocaram da região de Sorocaba e atingiram a capital paulista nesta tarde. A forte chuva causou transtornos no trânsito de São Paulo. Às 17h56, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 92 km de lentidão. Veja ao vivo o trânsito na cidade.

O Aeroporto de Congonhas ficou fechado das 17h15 até as 17h46. As operações no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, eram apenas por instrumentos por volta das 17h. O Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte, estava fechado desde as 16h10 para aviões. Por volta das 16h35, apenas helicópteros podiam pousar e decolar no aeroporto.

Segundo o CGE, chovia forte por volta das 17h25 nos municípios de Santana de Paranaíba, Barueri, Osasco, Itapevi, Jandira e Carapicuíba e Cotia. Os bombeiros de Barueri registravam, no horário, duas ocorrências de vítimas ilhadas em Jandira e uma queda de muro em Carapicuíba.

Trens e metrô
Por causa da chuva, quatro linhas do Metrô (azul, verde, vermelha e lilás) operavam, às 18h15, com restrição de velocidade nos trechos a céu aberto. Os trens da CPTM operavam normalmente.

Pontos de alagamento
Às 18h, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava mais de 50 pontos de alagamento, 12 deles intransitáveis. Um deles estava na Avenida Celso Garcia, sentido bairro, na altura da Rua Pimenta Bueno. O motorista também não conseguia passar pelo Viaduto Bresser e pela Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Melo, nos dois sentidos, na altura das avenidas Dianópolis e Francisco Falconi. Também havia bloqueio na pista das avenidas Alcântara Machado, Paes de Barros e Abraão de Morais.O Túnel Max Feffer estava fechado, sentido bairro, por causa de um ponto de alagamento. O Túnel do Anhangabaú, no Centro da capital paulista, chegou a ficar bloqueado, no sentido aeroporto, entre 16h40 e 17h. Segundo a CET, ele alagou durante o temporal.

Queda de árvore
Também foi registrada uma queda de árvore na Rua Astorga, na Zona Leste de São Paulo. Segundo a CET, a árvore ficou presa na fiação e ocupava apenas a calçada por volta das 16h50, não prejudicando o trânsito na via.

Moradores também relataram à reportagem terem presenciado chuva de granizo na região da Avenida Rebouças.

Chuva causa alagamento na Rua Romão Gomes, no Butantã (Foto: Nelson Antoine/Foto Arena/AE)

Do G1 SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *