Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Amazônia

Em seu discurso a governadora Ana Júlia Carepa disse que, em quatro anos, foram investidos mais de R$ 170 milhões em ciência, tecnologia e inovação

A governadora Ana Júlia Carepa participou na manhã da ultima terça-feira (14) da abertura da Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Amazônia, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A governadora destacou os investimentos em Ciência e Tecnologia realizados em seu governo, os quais caracterizou como inéditos. “Em quatro anos, teremos investido mais de R$ 170 milhões em ciência, tecnologia e inovação”, disse Ana Júlia.

Entre as ações mais importantes de seu governo, a governadora citou a criação do programa NavegaPará, que está integrando as instituições de ensino e pesquisa do Estado através de uma rede de mais de 2 mil quilômetros de fibra ótica e ponto interligados via wi-fi.

A governadora falou ainda sobre a criação de três centros de ciência e tecnologia em Belém, Marabá e Santarém. O de Belém já se encontra em funcionamento e receberá as instalações de quatro institutos nacionais de pesquisa, para estudos sobre a Biodiversidade, Doenças Hemorrágicas e Virais, Geociências da Amazônia e de Alternativas Energéticas. “Precisei ligar para o Ministro de Ciência e Tecnologia para garantir a oportunidade do Pará receber estes institutos, que vão contratar centenas de pesquisadores de ponta para trabalhar em nosso Estado”, disse.

A criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e a concessão de cerca de 400 bolsas de mestrado e doutorado foram citadas pela governadora. Segundo ela, estas ações tiveram como objetivo criar as condições para a criação de um novo modelo de desenvolvimento, capaz de tirar o Pará do atraso e promover o crescimento da riqueza. “São ações que foram tomadas não com o objetivo eleitoreiro, mas de promover uma mudança profunda nas estruturas sociais do Estado, que deixa de ser mero exportador de matéria prima”, concluiu a governadora.

O secretário Maurilio Monteiro participou da abertura da Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Amazônia

Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *