Diretor do Presídio de Itaituba recusa presos de Novo Progresso

Ônibus com presos teve que voltar para Novo Progresso

Lotação esgotada. Foi essa a justificativa dada pelo diretor do Centro de Recuperação de Itaituba (CRI), Márcio Ferreira, para não receber dezoito presos que foram transferidos da Cadeia Pública de Novo Progresso, região Oeste do Estado para o presídio de Itaituba. Com capacidade para abrigar 130 detentos, o Centro abriga o dobro de presos, o que, segundo o diretor, impossibilita a Casa Penal de receber novos internos. “Infelizmente, nós não podemos abrigar esse pessoal. Nos solidarizamos com as condições da Cadeia Pública de lá, mas não podemos colocar em risco a segurança dos internos daqui”, disse Márcio Ferreira. Por outro lado, o delegado que coordenou a transferência disse que o diretor do CRI poderia ser responsabilizado criminalmente por estar desobedecendo a uma ordem da Justiça. “Nós estamos tentando reverter a situação, mas não encontramos solução, por enquanto”, resumiu o delegado.
A transferência dos presos de Novo Progresso para Itaituba foi determinada pelo Juiz criminal daquela Comarca, Dr. José Admilson Pereira. O Juiz determinou a interdição da cadeia pública da cidade já que o prédio não apresenta condições estruturais para abrigar os apenados.
O juiz Gleucival Zeed Estevão, da Vara Criminal de Itaituba, intermediou as negociações para que os presos fossem aceitos. “Nós temos que resolver essa questão por esfera superior. Temos que acatar uma decisão da Justiça, mas também não podemos colocar em risco a segurança na casa penal”, disse o Juiz.
Enquanto em Itaituba, os presos transferidos chegaram no início da tarde de sábado (11), em um ônibus de transporte escolar da Prefeitura, mas  só à noite, depois de esperarem por mais de cinco horas, nove presos foram aceitos. O restante teve que se conformar, e retornar no mesmo ônibus escolar em que vieram, para Novo progresso.
Por: Carlos Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *