Prova do PS 2011 da UFPA acontece neste domingo

(Foto: Rogério Uchôa)

Candidatos ao ensino superior da Universidade Federal do Pará (UFPA) participam do Processo Seletivo 2011 neste domingo, 19, das 8h às 12h (horário de Belém). Trata-se da segunda fase  do PS da Instituição, uma vez que a primeira etapa equivaleu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, 54.096 estudantes estão inscritos no Processo, 3.649 candidatos a mais que no PS 2010, o qual contabilizou 50.447 inscritos. As vagas ofertadas pela UFPA somam um total de 6.134, distribuídas em 146 cursos.
O exame consistirá em uma prova objetiva composta de 55 questões de múltipla escolha, que abordarão conhecimentos referentes a 11 disciplinas do ensino médio, com cinco questões de cada uma delas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira (escolhida pelo candidato entre Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Alemão).
Os locais onde as provas serão realizadas, além da capital paraense, incluem os municípios de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguaia, Icoaraci, Itaituba, Jacundá, Marabá, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Parauapebas, Portel, Rondon do Pará, Santa Isabel do Pará, Santarém, São Geraldo do Araguaia, Soure, Senador José Porfírio, Tailândia, Tomé-Açu, Tucuruí, Uruará e Xinguara. No total, são 111 escolas que servirão como locais de prova, sendo 42 somente em Belém. Destas, duas escolas atenderão candidatos portadores de necessidades especiais.
Cartão de Inscrição – Para conferir o local de prova, o candidato deve acompanhar a sua inscrição no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS/UFPA), no link “Imprima seu cartão de inscrição”. A UFPA ressalta que não o enviará para a casa dos candidatos. O único meio de ter acesso ao documento é por meio do site, no qual deverá ser informado o CPF e a senha, criada pelo próprio candidato no momento da inscrição. Caso o candidato não a tenha informado, a senha será a sua data de nascimento. Clique aqui para ver seu cartão.
O cartão de inscrição também é indispensável para que os estudantes tenham acesso aos locais de prova, bem como um documento oficial de identidade com foto. O CEPS alerta os candidatos para que o imprimam com antecedência. Para evitar transtornos, o CEPS também orienta os estudantes a, no ato da impressão do documento, verificarem se há erros nos dados pessoais. Constatado algum, o estudante deve entrar em contato imediatamente com a secretaria do CEPS para a devida correção. O telefone é (91)3201-7266.
Demanda – A UFPA reserva, no mínimo, 50% de suas vagas a estudantes cotistas, ou seja, aqueles que cursaram comprovadamente todo o ensino médio em escolas públicas. Entre estes, a maior demanda é pelo curso de Fisioterapia (29,60 candidatos/vaga), seguido do de Educação Física (28,43) e do de Psicologia (25,82). Já entre os não cotistas, os cursos mais concorridos são Medicina (42,69), Fisioterapia (34,27) e Engenharia de Minas e Meio Ambiente (27,13), este último ofertado no Campus de Marabá. Somados os cotistas e não cotistas, os três cursos mais concorridos são Fisioterapia, com 32 candidatos/vaga; Medicina, com 31,7; e  Educação Física, com 26,54.
Infraestrutura – O PS 2011 contará com o apoio de 4.311 fiscais, sendo 2.856, na capital e 1.455, nos 27 municípios onde ocorrerão as provas. A organização do certame terá, ainda, o auxílio de coordenadores, técnico-administrativos e assessores. Haverá equipes de plantão para quem necessitar de atendimento médico durante a realização das provas. Em Belém, para cada cinco escolas, onde serão realizadas as provas, será montado um posto médico em local estratégico.
Dicas – As recomendações são que os candidatos atentem para o horário local. Os portões das instituições onde as provas serão aplicadas abrirão às 7h e fecharão, pontualmente, às 8h, sem tolerância para atrasos. Os estudantes devem sair cedo de suas casas para evitar congestionamentos de trânsito. Também é importante que tomem um café da manhã reforçado, mas sem exageros, e não esqueçam os documentos necessários.

DOL com informações UFPA

Deixe seu comentário aqui: