Associação Comercial de Juruti realiza curso sobre Técnicas de Análise de Crédito

Ivaldo Ferreira e Gustavo Hamoy

Dando continuidade ao projeto da Associação Comercial e Empresarial de Juruti (Acej) de proporcionar condições de aperfeiçoamento  e valorizar ainda mais seus associados, a entidade realizou no último dia 17 o curso de capacitação empresarial “Técnicas de Análise de Crédito”. O evento teve como local o auditório da Telejur, que é uma empresa associada à Acej.

Segundo o presidente da Acej, Gustavo Hamoy, o objetivo do curso foi proporcionar um momento em que os empresários e seus funcionários pudessem estudar o tema  e assim melhorar os processos de avaliação e concessão de crédito, do fluxo de caixa, da gestão administrativa das rotinas relacionadas às vendas aprazo das empresas em geral e, especialmente, os médios e pequenos empreendimentos, contribuindo com a saúde financeira da empresa, reduzindo riscos de vendas a prazo com aplicação de modernas ferramentas de mercado.

O instrutor do curso foi o professor Ivaldo Ferreira Melo Júnior, formado em administração de empresas e ciências contábeis com especialização em administração financeira pela Unama. Segundo ele, um curso como esse se torna fundamental para as empresas modernas, uma vez que o crédito hoje ocupa uma posição de destaque nos negócios das empresas, porém, é um tipo de venda que apresenta sérios riscos se não for bem administrado. O professor disse que a preocupação principal  é em cima do sofrimento das empresas com o problema da inadimplência. Isso, segundo ele, atinge desde as pequenas até as grandes e acontece por falta de cuidados básicos, como o análise de crédito,  que ele tenta passar nos cursos que ministra por todo o estado do Pará.

Ivaldo Melo disse também que a  inadimplência não é diferente de cidades grandes para as pequenas, pois a própria venda a prazo já é um fator convidativo para que ocorra a inadimplência. Por conta disso, ele aconselha que o empresário tenha mais critério nas suas vendas a fim de evitar prejuízos futuros. Vale ressaltar que o curso foi realizado pela Acej em parceria com a Alcoa, o PDF e a Universidade Corporativa da Associação Comercial do Pará. Os participantes receberam todo material apostilado e no final do curso um certificado como comprovante de suas participações.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *