Lira Maia: “Não estou preocupado com cargos”

Deputado Federal Lira Maia (DEM), foi recebido pelo radialista Bena Santana e pelo editor Jerffeson Miranda

RG 15/Impacto- Qual sua expectativa para o governo Simão Jatene?

Lira Maia- A melhor possível. Espero que o governo de Simão Jatene, em fase de instalação, tenha sucesso. Eu particulamente defendo que o critério de escolha de assessores, auxiliares, seja o da competência. Não adianta que o critério seja apenas para aquele que carrega a bandeira do Partido, sob pena de termos um desastre, como foi o governo do PT no estado do Pará, cujo critério era exatamente este. Estamos conversando, pois estendemos que aqui temos pessoas competentes, treinadas, experientes, bem intencionadas e capazes de contribuir com o governo que de fato promova o desenvolvimento da região como um todo. O Jatene em seu primeiro governo, apesar de trabalhar com uma equipe mista, que não era totalmente formada por ele, era herdada de outro governo (Almir Gabriel), mesmo assim conseguiu sobressair. Tanto que nós falamos e a população sabe das grandes obras que foram feitas no governo passado, de Simão Jatene.

RG 15/Impacto- Existe então uma pauta de reivindicações para a região?

Lira Maia-Nós temos uma Agenda Mínima formada em Santarém, a partir de contatos com várias lideranças da área empresarial, comunitária e política. Mostramos ao governador eleito esta Agenda Mínima, assinada pelas principais lideranças políticas, com sugestões de ação aqui para Santarém e para a região. Estamos aguardando a instalação do governo para poder exercer o nosso papel, fazendo as cobranças para que estas reivindicações sejam executadas.

RG 15/ Impacto- Quais seriam estas reivindicações que constam desta Agenda Mínima?

Lira Maia-Por exemplo, nós temos em Santarém o pleito que, se Deus quiser, será aprovado pelo governador Simão Jatene, que que é a construção de um grande Centro de Convenções em Santarém, que não será apenas do município, mas de toda a região do Baixo Amazonas, quero ressaltar que a nível de Brasília, nós  já colocamos esta obra no Orçamento da União. Todos sabemos o que um Centro de Convenções pode promover em termos de desenvolvimento em uma comunidade. Definimos com o governador a conclusão do Estádio Estadual de Santarém, uma reivindicação do setor esportivo, temos outras obras de interesse da juventude e obras que vão proporcionar o desenvolvimento sustentável, como é o caso do apoio na área produtiva e lógico, obras que vão regularizar a questão de saúde, educação e segurança pública no Estado. O governador  Jatene me informou que não abre mão de uma atenção especial e pessoal nestas áreas.

RG 15/O Impacto- O senhor pleiteia cargos na administração de Simão Jatene?

Lira Maia- Não sou daqueles políticos que vivem brigando por cargos. Um exemplo é que os políticos que administram os cargos tiveram dificuldade para se reeleger. Nós vamos sim influenciar, discutir com o governador cada pessoa, em cada local, para que os escolhidos exerçam o cargos com dedicação,  dignidade e que sejam produtivos  nos interesses da população. Na minha opinião as ações todas devem ser técnicas, o resultado das ações técnicas é que se dá o tratamento político.

Por: Carlos Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *