Mais 10 nomes devem ser anunciados nesta segunda

O governador eleito Simão Jatene faz nesta segunda-feira (27), às 15h, novo anúncio de integrantes da equipe de governo. A expectativa é de que, a partir de hoje, aumente o ritmo de anúncios. Devem ser divulgados cerca de dez nomes, entre secretários e dirigentes de órgãos, a maioria na área da saúde, segundo informações da assessoria do governador eleito.

A aprtir de hoje, Simão Jatene deve aumentar o ritmo dos anúncios (Foto: Reprodução)

No último final de semana, Jatene adiantou as negociações com os partidos que comporão a base aliada. O PMDB vai mesmo indicar o titular da Secretaria de Transportes (Setran). O cargo será ocupado pelo deputado estadual reeleito, Francisco Melo, o Chicão, abrindo vaga na Assembleia Legislativa (AL) para o primeiro suplente do partido, Ozório Juvenil.

O deputado federal reeleito, Asdrúbal Bentes, assumirá a secretaria de Pesca e, com isso, o primeiro suplente de deputado federal, Luiz Otávio Campos, terá garantida uma vaga na Câmara em Brasília.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) ainda estava em aberto até o fechamento desta edição. Foi oferecida ao deputado federal eleito, José Priante, que não deve assumir o cargo, mas indicar o titular da pasta.

DETRAN

Jatene definiu também que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ficará com um indicado pelo senador tucano, Mário Couto. O mais cotado é o ex-diretor geral da AL, na gestão de Couto, Sérgio Dubock. A Agência de Defesa Agropecuária (Adepará) deve ser ocupada por um indicado do deputado estadual eleito Tião Miranda, que também deve ocupar uma secretaria, provavelmente a de Obras.

Diferente do que publicamos neste jornal, a ida de Sidney Rosa para a Secretaria de Projetos Estratégicos abrirá vaga para o primeiro suplente da coligação Haroldo Martins, que é do DEM. Decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determina que o cargo é do partido, não da coligação, só se aplica em caso de renúncia.

Isso significa que Jatene precisará chamar mais um deputado da coligação (PSDB mais DEM) para abrir vaga à deputada Tetê Santos, que ficou na primeira suplência do PSDB, mas a segunda na coligação. Para isso, Jatene estuda chamar a deputada tucana reeleita Ana Cunha para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Jatene já ofereceu o cargo, mas Cunha ainda estaria em dúvida. Quer primeiro saber o “verdadeiro tamanho” da secretaria para avaliar se vale a pena abrir mão do mandato na AL.

Para a área da saúde, a informação é de que Jatene anunciará hoje dirigentes de órgãos como a Santa Casa e o Ofir Loyola. A primeira escolha será por técnicos da área. Jatene vai avaliar o funcionamento desses órgãos e ao longo do primeiro ano de mandato deve fazer mudanças.

Diário do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *