Seleção Diferenciada para Povos Indígenas

As inscrições para a seleção diferenciada para povos indígenas, destinada ao preenchimento de 50 vagas para a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), encerram-se no dia 10 de janeiro de 2011. A seleção será realizada em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), que também oferece duas vagas em cada curso de graduação oferecido nos seus campi.

As inscrições estão sendo realizadas no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br, onde também se encontra disponível o edital com as regras de seleção. No ato da inscrição, o candidato indígena deve optar por uma das duas instituições de Ensino Superior, UFPA ou UFOPA, em que pretende ingressar. Não há cobrança de taxa de inscrição, porém o candidato é obrigado a gerar e imprimir o boleto de pagamento para comprovar sua inscrição no processo.

O processo seletivo diferenciado dos candidatos indígenas será realizado em duas fases, cujos critérios de pontuação e classificação serão definidos pelas Comissões Avaliadoras da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da UFPA e Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) da UFOPA. A primeira fase consiste de prova de língua portuguesa (redação), que ocorrerá no dia 30 de janeiro de 2011. A segunda, de entrevista, com análise de histórico escolar do Ensino Médio, que acontecerá no período de 30 de janeiro a 1º de fevereiro de 2011.

Para homologação da inscrição, o candidato indígena deverá apresentar o histórico escolar do Ensino Médio (cópia do original), o boleto de pagamento gerado na inscrição e uma declaração que comprove seu pertencimento a uma etnia indígena, devidamente emitida e assinada por autoridade indígena (liderança tradicional e/ou política e dirigente de associação indígena). O prazo de entrega dessa documentação será de 4 a 11 de janeiro de 2011, nas secretarias dos campi onde será realizado o concurso.
As provas serão aplicadas no campus da UFOPA em Santarém e nos campi da UFPA em Belém, Altamira e Marabá. O candidato indígena que optar por concorrer às vagas oferecidas pela UFOPA terá de, obrigatoriamente, realizar a prova no Campus da UFOPA em Santarém. Da mesma forma, é imprescindível que o candidato indígena que optar por concorrer a vaga na UFPA realize o exame em um dos campi dessa universidade.

Mais informações sobre o processo seletivo para a UFOPA podem ser obtidas na Diretoria de Ensino, situada no Campus Rondon, em Santarém, ou pelo telefone (93) 3064-9085.
Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *