Descaso – Patrimônio Cultural é demolido em Santarém

Sem cultura - Teatro Vitória já está praticamente demolido

O Teatro Vitória Régia, um dos ícones da cultura e da arquitetura da Belle Époque em Santarém, durante muito tempo foi palco de grandes espetáculos, até ceder lugar para o funcionamento da Câmara Municipal. Época em que sobressaiam em plenários os discursos eloquentes e um tanto quanto revoltados de uma jovem Vereadora de oposição chamada Socorro Pena.
Depois, a Câmara Municipal se transformou na Secretaria de Educação, na administração do hoje Deputado Federal Joaquim de Lira Maia. Mudou o governo, o Teatro Vitória ficou abandonado, deixou ser tomado pela poeria do esquecimento, junto com os grandes espetáculos artísticos e dos acalorados debates políticos dos quais serviu de cenário.
Testemunha esquecida dos fatos históricos da cidade de Santarém, será demolido, sem que os moradores da cidade tomem parte em um debate onde sua sorte seria decidida, o que não aconteceu. Resultado, o Teatro Vitória foi demolido, sem lágrimas, sem protestos. Em seu lugar surgirá imponente uma sede do Ministério Público Estadual, com suas devidas Promotoria de Justiça. Sem trocadilhos, uma verdadeira injustiça para a cultura e patrimônio popular.
Por: Carlos Cruz

Um comentário em “Descaso – Patrimônio Cultural é demolido em Santarém

  • 31 de dezembro de 2010 em 08:35
    Permalink

    Isso é a verdadeira falta de respeito com a história de nossa cidade!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *