Faltam doadores de sangue no Hemopa de Santarém

Cadeiras vazias no HEMOPA mostram o descaso do santareno em doar sangue

“Fizemos uma campanha no final do mês de novembro, com objetivo de coletar 250 bolsas de sangue. Conseguimos 310, ocorre que em dez dias o estoque se acabou, pois atendemos além de Santarém, todo o Oeste do Pará”. Uma bolsa de sangue que é doada, serve para atender quatro pessoas, ou seja, serve para salvar quatro vidas”, disse o gerente administrativo do Hemopa, Joaquim Azevedo, que revelou ser o medo um dos principais fatores que afasta os doadores. “Existe baixo estoque de sangue nos Hemocentros, não apenas de Santarém, como também no Pará e no Brasil”, disse o gerente. Afirmando que “não falta sangue, faltam doadores”, o gerente do Hemopa de Santarém fez brotar a principal causa do esvaziamento das salas de doações de sangue no Hemopa de Santarém e pior ainda, em outros hemocentros (postos de coleta de sangue), espalhados em todo o estado do Pará.
Trabalho constante – O gerente do Hemopa de Santarém lembrou que durante o ano inteiro são feitas campanhas constantes nos meios de comunicação da região, o principal porta voz nas campanhas do Hemopa, mesmo assim resultam em vão.
Mitos – Medo ocasionado pelos mitos, ou seja, falsas declarações sobre os resultados que podem ocorrer após a doação voluntária de sangue, “medo de agulha; temor de que doando sangue uma vez, ser obrigado a doar outras vezes; são mitos, não são afirmações verdadeiras”, afirmou Joaquim Azevedo. Um outro temor é de que o resultado do vírus HIV possa dar positivo, após o exame para constar o tipo de sangue do doador. Por essas e outras razões é que no Hemopa de Santarém e também em todo o estado do Pará, as salas de doções encontram-se vazias.

Por: Carlos Cruz

Um comentário em “Faltam doadores de sangue no Hemopa de Santarém

  • 31 de março de 2012 em 19:46
    Permalink

    estamos montando um projéto universitário em que o tema é justamente o motivo pelo qual existe a carência de doadores na região e de que forma podemos mudar este paradgma
    ps: ficarei grato se eu obtiver mais informações

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *