Estado oferece 290 novas vagas nas escolas do Pará este ano

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) oferece 290 mil novas vagas para estudantes em todo o Estado. O processo de pré-matrícula para alunos novos foi iniciado, na ultima segunda-feira (3), para pessoas com algum tipo de deficiência e se estenderá até o dia 12. Para os demais, o período de pré-matrícula irá do dia 13 deste mês até 20 de fevereiro. A secretaria informa que nesse período não é necessário ir até as escolas, pois todo o procedimento é feito pela internet, no site: www.seduc.pa.gov.br, ou pela Central de Atendimento, no telefone: 0800 280 0078.

A coordenadora de matrícula da Seduc, Sueli Domont, chama a atenção dos pais para a necessidade de confirmação da matrícula. Segundo ela, tanto pelo 0800 quanto pela internet é informada uma data e horário para que os pais compareçam à escola escolhida para levar documentos e confirmar a matrícula. “Alertamos para que os pais dos alunos não percam o prazo de confirmação de matrícula e compareçam com todos os documentos exigidos”, destacou. Os documentos necessários para a confirmação são: certificado de conclusão ou histórico escolar, certidão de nascimento, duas fotos 3×4 e comprovante de residência.

Além disso, Sueli chama a atenção para o fato de que a secretaria está disponibilizando computadores para os pais acessarem o site nos 56 infocentros espalhados por todo o Estado. “Também vamos abrir os laboratórios de informática das escolas para que os pais possam usar, sem nenhum custo, que acabam tendo ao utilizar cybers. Por isso, orientamos os pais para que usem esses serviços e façam a pré-matrícula de seus filhos de forma gratuita e com tranquilidade”, disse a coordenadora de matrícula da Seduc. A Central de Atendimento (0800 280 0078) está funcionando de segunda a sábado, das 8 às 20 horas, com duas equipes de 20 atendentes cada se revezando para atender ao público.

O período de confirmação de matrícula para alunos novos com deficiência é de 17 a 21 deste mês, nas escolas escolhidas por eles. Já para os demais estudantes novos, a confirmação será entre os dias 22 e 24 de fevereiro. Sueli Domont explica que para alunos antigos da rede estadual de ensino a matrícula é feita, automaticamente, na mesma escola em que eles já estudam. Porém, para quem pretende mudar de escola é preciso realizar a transferência, que é feita de forma administrativa a partir do dia 25 de fevereiro. Mas, segundo a coordenadora de matrícula da Seduc, os pais interessados em fazer a mudança podem providenciar a transferência antes desse período.

Atualmente, a rede estadual de ensino possui cerca de 800 mil estudantes. Para 2011 serão abertas mais 290 mil vagas para o ensino regular e outras 6 mil para as escolas de educação tecnológica. Segundo Sueli Domont, até o ano passado a matrícula para as escolas de educação tecnológica era feita em período diferente do ensino regular. Mas em 2011 a matrícula será feita no mesmo período que a matrícula das escolas de ensino regular. Para quem estiver viajando ou perder o período regular de pré-matrícula e confirmação de matrícula, a Seduc abrirá um outro período, que será de 2 a 16 de março. Nesse momento, as matrículas serão feitas, diretamente, nas escolas pretendidas e os pais terão que checar se há vagas disponíveis. O início do ano letivo deverá acontecer até o dia 4 de abril, mas algumas escolas – que não aderiram à greve, em 2010 – deverão iniciar suas aulas antes dessa data.

Amazonia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *