Joaquim Pereira completou um ano de falecido

Joaquim Pereira morreu aos 80 anos

No dia 6 de janeiro de 2010, falecia em Belém, aos 80 anos, o Empresário Joaquim da Costa Pereira, fundador presidente do Sistema Tapajós de Comunicação. Para os amigos, autoridades e empresários, Santarém perdeu um homem que passou a vida acreditando no seu estado. Como diziam os amigos, tem gente que vem ao mundo a passeio e gente que vem ao mundo a serviço. Joaquim Pereira foi um homem que veio ao mundo a serviço. Foi quase um século de vida prestado a comunicação e ao futuro de Santarém e região.
Joaquim Pereira construiu uma organização de empresas e um sistema de comunicação de massa de vulto regional a partir de um pequeno negócio de couro, que começou aos 15 anos de idade. Com disposição para o trabalho e vontade de vencer, ele, aos poucos, construiu um conglomerado de empresas nunca visto.

Santarém, cidade em que ele nasceu, em 30 de outubro de 1929, ainda estava longe de ser um centro de grandes empresas, mas, com o passar do tempo, Joaquim Pereira com uma visão muito a frente do seu tempo impulsionou a economia e ajudou a modernizar a cidade, onde ele acreditava no desenvolvimento. Aqui se testemunhou o futuro de um homem vitorioso e predestinado.

Em maio de 1979, nascia a TV Tapajós, hoje o mais bem sucedido veículo de comunicação popular do Oeste do Pará. E, em 1978, somou-se a TV a Rádio Tapajós FM, uma vitoriosa investida no mercado. Em dezembro de 2002 foi criado o portal notapajós.com.
Aquilo de que ele mais se orgulhava era, simplesmente, de sua condição de empresário da comunicação. Quando lhe perguntavam sobre o segredo do sucesso como empresário, seu Joaquim respondia sucintamente, atribuindo-os a muito trabalho, certa ousadia e alguma sorte. Este foi o primeiro dos muitos exemplos do homem que sempre esteve no lugar certo na hora certa.
O crescimento do patrimônio empresarial de Joaquim Pereira deve-se, como ele dizia, a muito trabalho e alguma sorte, mas, sobretudo ousadia de um homem que mesmo ao chegar aos 80 anos jamais deixara de pensar no futuro, investindo sempre. ‘Sou um otimista nato’ proclamava.
Na quinta-feira (6), uma missa foi celebrada em memória do empresário que deixou exemplo para familiares, parentes, amigos e colaboradores. Muitos deles estiveram na celebração presidida por PE. Armstrong Feitosa, na igreja São Francisco de Assis, no bairro do Caranazal.

Vânia Maia e Fernanda Pereira durante missa em homenagem a Joaquim Pereira

Fonte: notapajos.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *