16 Estados têm risco muito alto de dengue, diz Ministério da Saúde

Atualmente 16 Estados têm risco muito alto de ter surto de dengue, divulgou nesta terça-feira o Ministério da Saúde.

São eles Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. São Paulo tem risco moderado.

O grau de risco foi calculado a partir de seis fatores, entre eles o número de casos em anos anteriores e a infestação do local por larvas do mosquito Aedes Aegypti, que transmite o vírus.

Segundo esse mesmo critério, há 70 municípios com alto risco de surto. O Ministério da Saúde anunciou uma série de medidas para combater o vírus. Os casos nessas cidades serão monitorados semanalmente e os óbitos, diariamente. Haverá a distribuição de materiais educacionais, e o ministério também enviará a prefeituras minutas de projetos de lei prevendo desconto no IPTU para quem não tiver focos do inseto em casa.

A lista dos 70 municípios com alto risco de surto será disponibilizada ainda nesta terça-feira.

No ano passado, foram registrados cerca de 1 milhão de casos de dengue.

O plano de contingência do governo prevê reuniões de mobilização com os secretários de Saúde dos 16 estados com alto risco de epidemia, empresários, operadoras de planos de saúde, entidades religiosas, além da divulgação do protocolo de atendimento a paciente com dengue aos profissionais de saúde.

Outras ações de reforço aos estados são a compra de medicamentos, o uso de carros fumacê, a distribuição de kits de diagnóstico, de larvicidas e material educacional. Essas ações estão orçadas em R$ 1,08 bilhão. (FSP)

Portal na Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *