Maria: “Prefeitura vai melhorar atendimento no PSM”

Prefeita Maria do Carmo dará atenção especial à saúde do Município

A Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima (PT), após o retorno do recesso, em entrevista coletiva na manhã de quarta-feira, 12, anunciou a perspectiva de serviços que o poder público municipal irá desenvolver no decorrer deste ano, na cidade. Entre as obras apresentadas pela Prefeita estão: A finalização do Terminal Fluvial da Vila Arigó, previsto para ser inaugurado ainda neste ano; o recapeamento da Avenida Presidente Vargas, a partir da Rodagem até a Curuá-Una; o asfaltamento das ruas Edivaldo Leite, Plácido de Castro, Gonçalves Dias, Salvação, além do beco Luiz Osório e a conclusão das duas avenidas de Alter do Chão.
Durante a entrevista, a prefeita Maria do Carmo destacou, ainda, os serviços que serão implementados em outras áreas administrativas, como saúde e educação. Ela enfatizou a eleição realizada no final do ano passado para a escolha de novos diretores de escolas públicas municipais, tanto na cidade quanto no interior.
Maria do Carmo conta que foram escolhidos, por alunos e professores, 44 diretores na zona urbana, 14 na região de rios e 16 no planalto santareno.
“Os diretores foram eleitos diretamente pelos alunos e professores do próprio educandário, restam 05 vagas na cidade, que o Município vai ver como vai preencher. Juntando regiões de rios e planalto restam 62 vagas a serem preenchidas para diretores que deverão ser indicados diretamente pelo Município”, destaca a gestora.
SAÚDE – Em relação à área da saúde, Maria do Carmo garantiu que várias providencias estão sendo tomadas para melhorar o atendimento no PSM e, que a Prefeitura irá disponibilizar salários acima de R$ 7 mil, para os médicos que quiserem integrar o corpo clínico do Hospital. A gestora adiantou, também, a primeira viagem do barco Abaré, que será realizada nesta semana e, que atenderá 38 comunidades da zona ribeirinha de Santarém.
“A viagem do barco Abaré faz parte do programa Saúde da Família Fluvial, do Governo Federal. O resultado será enviado para o Ministério da Saúde, que vai avaliar se vai continuar ou não com o projeto”, disse Maria do Carmo, afirmando que no final de dezembro a então governadora Ana Júlia enviou para Santarém todos os equipamentos que faltavam para o novo PSM e, que estão em fase de montagem.
INFRAESTRUTURA – Em relação à infraestrutura, Maria do Carmo garantiu que várias vias de Santarém foram recapeadas e asfaltadas no ano passado, entre elas, a Rua Rouxinol, que liga os bairros da Floresta e Nova República e as avenidas Tancredo Neves e São Sebastião.
“Neste ano vamos iniciar as obras de recapeamento da Avenida Presidente Vargas. A Moaçara vai ficar para o próximo Prefeito ou Prefeita que virá”, adiantou.
EDUCAÇÃO – Na área da educação, a prefeita Maria do Carmo garantiu que serão inauguradas duas novas escolas que funcionarão em tempo integral, onde os alunos entrarão às 7h15 e sairão no final da tarde, entre elas a Escola Municipal Frei Fabiano, localizado no bairro do Caranazal.
“A escola já está pronta, esperando apenas a inauguração. Outra escola será construída na Avenida Barão do Rio Branco, em frente ao Parque da Cidade, que será para crianças de 01 a 05 anos”, explicou, adiantando que mais uma escola será construída na Nova República e, que se chamará Escola Municipal Wildes Fonseca, a qual será normal e não integral e, que receberá quase mil alunos que estão nos anexos daquele bairro.
CONCURSADOS – Quanto aos profissionais que foram aprovados no último concurso, Maria do Carmo adiantou que os concursados que ainda não foram empossados serão chamados até o dia 15 de fevereiro, mas que passarão pelos processos de convocação, habilitação e posse.
“Estamos em processo de habilitação dos profissionais da zona rural. Já temos habilitados e prontos para serem empossados todos os vigias, serventes e agentes administrativos, da cidade. Estão em fase de habilitação até este sábado, 15, vigias, serventes e agentes administrativos do interior”, explicou a gestora, justificando que falta apenas a convocação e habilitação de técnicos de nível superior, os quais serão convocados no dia 15 de fevereiro e tomarão posse no dia 1º de março.
SANEAMENTO – Segundo a prefeita Maria do Carmo, ainda não existe previsão de início dos serviços de saneamento básico para Alter do Chão, onde atualmente conta apenas com a distribuição de água potável feita pela Cosanpa. Para ela, fica difícil falar em banheiros químicos para a Ilha.
“Até os ambientalistas não concordam com isso. Já pedi para a Ufopa elaborar um formato de banheiro para Alter do Chão, mas que não seja o tradicional, porque não servirá para a Ilha, tem que ser algo diferente”, sugeriu Maria do Carmo.
Por: Manoel Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *