Clube de Ciências da UFOPA realiza 1ª Mostra Científica

80 pesquisadores-mirins de escolas públicas participaram evento

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio do Instituto de Ciências da Educação – (ICED), realizou nesta sexta-feira, 14, a I Mostra Científica do Clube de Ciências, a qual mostra o resultado das pesquisas realizadas pelos alunos que integram o Clube de Ciências da UFOPA. A abertura da Mostra ocorreu no auditório Wilson Fonseca, do Campus Rondon, da qual participaram os 80 pesquisadores-mirins, oriundos de escolas públicas, acompanhados de seus pais, e o reitor em exercício, Prof. Aldo Queiroz, além da coordenadora do Clube, Profa. Cláudia Castro.

“O objetivo é integrar a universidade com a sociedade santarena e despertar nos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas o interesse pela pesquisa científica, e também o interesse em ingressar na UFOPA”, afirmou o Prof. Aldo Queiroz, em sua saudação aos integrantes do Clube.

A Profa. Cláudia Castro ressaltou a importância da parceria com os professores da UFOPA na realização das atividades do Clube de Ciências. “Estamos muito felizes porque a procura pelo clube foi grande; tivemos quase 200 inscritos. Isso mostra a importância dessa atividade”. Ela disse também que a partir de abril se iniciam as atividades de 2011. “Vamos selecionar novos integrantes depois da reunião do conselho de classe, a ser realizada na segunda semana de fevereiro.”

A exposição dos trabalhos ocorreu na Biblioteca Central. Cada equipe expôs os resultados das pesquisas realizadas ao longo do semestre. Entre os temas pesquisados estava “A incidência e problemas causados pela radiação solar em mototaxistas de Santarém”. “Detectamos que 90% dos nossos entrevistados já enfrentaram algum tipo de problema relacionado à radiação solar”, afirmou a pesquisadora-mirim Ozenilma Costa. “Tenho um primo que tinha problemas, mas nunca se preocupou com isso. Depois que aplicamos o questionário ele passou a usar protetor solar e a vestir roupas mais adequadas para se proteger do sol”, completou Nayara Freitas. Questões relativas ao meio ambiente, astronomia e ecologia também estiveram entre os temas pesquisados.

A dona de casa Ângela Pinto é mãe de Douglas, 12 anos, que integra o Clube. Ela está satisfeita com os resultados alcançados pelo filho. “Ele sempre foi um aluno muito dedicado, mas agora está bem mais preparado para conduzir seus estudos. O rendimento dele na escola melhorou muito também”, afirmou orgulhosa.

A turma atual iniciou suas atividades em setembro de 2010, porém o Clube de Ciências foi criado em 1982, logo após a implantação da UFPA na cidade de Santarém. O curso de Biologia doou ao Clube a coleção didática de Zoologia da UFPA/Santarém, formada por animais peçonhentos, répteis, peixes, entre outros animais conservados, que a partir de agora vai auxiliar os alunos em suas pesquisas.

(Ascom – Comunicação/UFOPA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *