Amazonas confirma primeira morte por dengue

A primeira morte por dengue no Amazonas este ano foi confirmada na tarde de ontem. Gisélia Ribeiro Bacelar, de 61 anos, morreu vítima de dengue grave, acompanhada de choque hipovolêmico (quando o coração é incapaz de fornecer sangue suficiente para o corpo), na última quinta-feira. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) afastou o possibilidade de dengue tipo 4.

Gisélia faleceu no Pronto-socorro 28 de agosto, depois de ser transferida do município de Tefé com suspeita de dengue hemorrágica. O exame realizado pelo Laboratório de Saúde Pública com o sangue da paciente confirmou a presença do vírus da dengue.

Em 2010, o Amazonas registrou 4.182 casos de dengue. Desses, 2.585 ocorreram em 28 cidades do interior e 1.597 em Manaus. Mesmo com a oscilação do número de casos a cada ano, o Amazonas não registra epidemia desde 2001. Entretanto, ontem sete municípios do Estado – Humaitá, Codajás, Coari, Itacoatiara, Tefé, Barcelos e Lábrea – entraram para o grupo de alto risco de epidemia da doença.

(Agência Estado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *