Escola São José, de Óbidos, festeja centenário

Colégio São José festeja centenário

Com tradição centenária não somente em Óbidos, mas em todo o Oeste do Pará, a Escola São José desde sua fundação em 11 de Janeiro de 1911, pelo bispo Dom Amando Bahlman, o qual recebeu o nome de “Ginásio São José”, cuja administração ficou sob a responsabilidade das Irmãs Franciscanas oriundas da Europa, mais especificamente de Portugal, representa no decorrer de sua trajetória educacional o berço intelectual de várias gerações que nessa Casa do Saber tiveram a honra de dividir, somar e multiplicar saberes nas mais diversas áreas do conhecimento.

Foi através da educação promovida por esta escola, durante o decorrer destes cem anos, que a Escola São José vem contribuindo com a educação e formação de várias gerações que se destacam no cenário local, regional e nacional como bons cidadãos, autores dos mais singelos, porém não menos importante, até os mais extraordinários feitos.

São alunos, professores, gestores, técnicos, funcionários, família, comunidade e colaboradores das mais diversas instituições que diariamente escrevem a história desta Casa do Saber deixando a marca da sua personalidade e o fruto do seu trabalho registrados nos anais da história da educação amazônica.

O educandário já formou ao longo de seus 100 anos de educação inúmeros doutores, professores, técnicos e pessoas importantes no contexto social. Atualmente, de acordo com o Censo Escolar/2009, a Escola Estadual de Ensino Médio São José possui 2.555 alunos matriculados, sendo 2.102 alunos matriculados no Ensino Regular e 453 alunos matriculados no Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, o qual é disponibilizado nas seguintes comunidades: Mocambo São José; Silêncio; Flexal; Igarapé Açu; Curumu; Arapucu e Vila Vieira.

Comentários

– “Tenho em mente que tudo que se aprende na escola é trabalho de muitas gerações”. Receber essa herança é uma honra e passá-la a frente é dever de todos. Agradeço a Deus pela escola São José fazer parte de nossas vidas e de outras que ainda virão. Parabéns pelos 100 anos querida escola. Verônica Miléo

– “Grandes foram as vitórias e conquistas que tivemos junto à este Educandário. O seu centenário lembra muitos que passaram e passarão ainda neste lugar inesquecível! As amizades que fizemos, os professores que tivemos e o ensinamento que adquirimos! Parabéns meu grandioso São José!”, Mileni Moraes

Fonte: Folha de Óbidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *