Começa a convocação do novo RG

Nova carteira de identidade nacional foi lançada em dezembro (Foto: Divulgação/Governo do Rio)

A partir dos próximos meses, parte dos moradores de Brasília, do Rio de Janeiro e de Salvador, selecionados pelo Ministério da Justiça, receberão cartas com uma convocação para a troca do antigo documento de identidade pelo novo Registro de Identidade Civil (RIC).

De acordo com o Ministério da Justiça, cidadãos contemplados nesta etapa inicial receberão uma carta indicando a possibilidade de troca do RG pelo RIC, além do local onde o novo documento poderá ser retirado.  Moradores dos municípios de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO), que também integram o projeto piloto, devem ser convocados ainda no primeiro semestre.

O documento, lançado oficialmente em 30 de dezembro de 2010, deve substituir gradativamente as atuais cédulas do RG. Os primeiros cartões serão expedidos neste ano pela Casa da Moeda do Brasil. A perspectiva é de que a troca de todos os atuais documentos de identidade pelo RIC seja feita em um prazo de 10 anos.

Com o RIC, que integrará o CPF e o título de eleitor, entre outros documentos, cada brasileiro passará a ser identificado por um único número em nível nacional, vinculado diretamente às impressões digitais e registrado em um chip presente no cartão. Isso evita que uma mesma pessoa seja identificada por mais de um número de registro em diferentes estados.

O chip contido no RIC também vai reunir informações como gênero, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição e data de validade do cartão.

Do G1, em São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *