SiSU recebeu mais de 2 milhões de inscrições

O balanço final divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no fim desta quinta-feira (20) indica que foram feitas pouco mais de 2 milhões de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O prazo terminou às 23h59 desta quinta.

Segundo o MEC, 1.080.194 candidatos fizeram as inscrições (um candidato pode optar por até duas opções de cursos e instituições, configurando mais de uma inscrição) para uma das 83.125 vagas oferecidas em instituições públicas de educação superior. O número supera a marca de 793 mil candidatos inscritos em 2009.

De acordo com o MEC, o resultado da primeira chamada estará disponível para consulta dos candidatos no dia 24 de janeiro e os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre nos dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.

Justiça prorroga inscrições no RJ
A Justiça Federal do Rio de Janeiro prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SISU) que terminaram às 23h59 desta quinta-feira (20) para 26 de janeiro, apenas aos estudantes daquele estado. A decisão é do juiz Alberto Nogueira Júnior, da 10ª Vara Federal do Estado do Rio de Janeiro.

O Ministério da Educação informou que estuda juntamente com a Advocacia Geral da União como cumprir a decisão, já que o sistema não consegue isolar os candidatos. Em nota, o ministério disse, ainda, que ao isolar somente os candidatos do Rio de Janeiro estaria configurando uma quebra da isonomia, uma vez que a disputa por vagas é nacional e envolve estudantes de todos os estados da federação.

G1

Leia mais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *