IBAMA define o cronograma de fiscalizações

O IBAMA de Santarém já definiu o cronograma de fiscalizações do ano de 2011. O Instituto é responsável por 60% do estado.

Os trabalhos de combate ao crime ambiental estão focados nas regiões sul, sudeste e oeste do estado. No ano passado, 462 autos de infrações foram registrados nos municípios de Itaituba, Juruti e Monte Alegre, contabilizando mais de R$ 121 milhões em multas.

“Aqui na nossa jurisdição do Oeste do Pará a gente tem o problema da grande quantidade de terra que a gente tem que abranger. Hoje nós somos responsáveis por sessenta por cento do estado, então a gente tem que contar com o efetivo de fora, do IBAMA de outros estados para dar apoio aqui para a gente”. Resalta o chefe de fiscalização do IBAMA, Tiago Jara.

As ações fazem parte do Plano Nacional de Proteção Ambiental que visa combater o desmatamento, biopirataria e a pesca predatória. Na região Oeste do Pará, o IBAMA já tem programado cerca de trinta operações. Entre elas está a ‘Operação Arpia’ que já iniciou neste mês em Santarém e já percorreu alguns municípios próximos.

Ibama - fiscalização

“A ‘Operação Arpia’ ela já faz parte do nosso planejamento para o começo do ano, ela é uma operação de combate ao desmatamento. Santarém, Alenquer e Prainha foram os municípios que ela já atuou e vai partir para outros municípios aqui do oeste do Pará”. Informa Tiago Jara.

No tapajós

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *