Árvores entrelaçadas em rede elétrica causam curto circuito

Os curtos circuitos, provocados por galhos de árvores entrelaçados na rede elétrica, tem causado constantes desligamentos na energia elétrica em Santarém.

O caso fica mais comum nos períodos de chuva, ocasionando a prejuízos aos consumidores devido a queima de alguns aparelhos eletrônicos.

“Um curto-circuito nessa rede aqui, vai queimar televisão, geladeira, aparelho do pessoal. Geralmente dá só um temporal pequeno já dá esse curto circuito, o transformador não dispara e a energia fica aumentando e baixando”. Conta Miguel Silva, que convive diariamente com o problema em sua casa.

O problema ocorre porque muitas árvores foram plantadas de maneira desordenada e sem o devido cuidado com a poda. A gerente de manutenção da CELPA, Gilvana Alvarado, pede que a população atente para os cuidados com as árvores em suas residências. “A gente pede até que as pessoas podem a árvore embaixo da rede. Mas que informem os órgãos ambientais para que efetuem as podas antes mesmo de ela chegar a tocar na rede elétrica”.

A própria concessionária de energia possui uma equipe para realizar o trabalho de emergência preventivo, mas a colaboração da população é fundamental. “A gente está intensificando os trabalhos junto a Secretaria do Meio Ambiente, para que nas áreas de maior incidência a gente faça um trabalho conjunto e efetue essas podas de forma mais preventiva”.

No tapajós

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *