Buraco ameaça engolir frente da Vila de Boim

Por: Manoel Cardoso

Igreja de Santo Inácio de Loyola corre risco de ser tragada pela erosão

Um buraco de aproximadamente 20 metros de comprimento por 8 de largura que abriu em frente a Igreja de Santo Inácio de Loyola, na Vila de Boim, localizada na margem esquerda do rio Tapajós, na zona ribeirinha de Santarém, preocupa moradores daquela comunidade. Segundo a Associação Intercomunitária de Boim, o buraco gigantesco pode provocar um acidente a qualquer momento, além de ameaçar a estrutura da Igreja de Santo Inácio.

A presidente da Associação Intercomunitária de Boím, Marlene Pedroso, informa que apesar do trabalho feito em 2009 para recuperar o local, o problema se agravou nos últimos meses, principalmente com as fortes chuvas que caíram sobre a região.

A comunitária alerta que a construção de uma praça em frente à Igreja de Santo Inácio, no centro da vila, está ameaçada devido ao buraco que não para de crescer, o que poderá provocar acidentes, entre outros problemas.

Os moradores de Boim reivindicam melhorias junto às autoridades competentes de Santarém.

RELIGIOSIDADE – Duas grandes personalidades no cenário religioso da região Norte, os bispos católicos Dom Frederico Costa e Dom Gilberto Pastana, nasceram em Boim. Dom Frederico Costa iniciou seus estudos primários, aos 10 anos de idade, no Seminário de Belém.

Aos dezessete anos, Dom Frederico foi enviado para a Europa para prosseguir seus estudos, sendo ordenado sacerdote no dia 01 de abril de 1899, em Roma. Voltou ao Brasil, onde foi ordenado Bispo no dia 26 de março de 1904 pelo Papa Pio X, sendo o primeiro Bispo de Santarém, aos 28 anos.

Já Dom Gilberto Pastana de Oliveira nasceu em Boim no dia 29 de julho de 1956. Filho de Geraldo Braga de Oliveira e Rita Pastana de Oliveira. É o sexto, entre oito irmãos. Ele foi batizado na Paróquia de Santo Inácio de Loyola, em Boim, no dia 9 de abril de 1957. Após ter sido ordenado Presbítero, no dia 27 de julho de 1985, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, Bispo de Imperatriz no Maranhão, no dia 03 de agosto de 2005.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *