Prefeita pode usar Polícia para retirar famílias do lixão

Por: Manoel Cardoso

Prefeita Maria do Carmo e secretários vistoriaram área do lixão do Santo André

Em visita realizada na manhã da última quarta-feira, 26, ao bairro do Santo André, a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, prometeu retirar as famílias que residem dentro de um buraco, localizado próximo a um lixão, avaliado pela Defesa Civil, como área de risco. As famílias da área de risco do “buraco do Santo André” serão contempladas com auxílio da Prefeitura Municipal, através do aluguel social e com a construção de casas populares.

A prefeita Maria do Carmo adiantou que outros moradores do Santo André que moram próximo ao buraco deverão residir com parentes, com a proposta de que nenhuma família possa se instalar na área de risco. Para ela, a Prefeitura quer demonstrar tanto para as pessoas que moram no Santo André quanto para a população santarena de que está tomando as providências cabíveis nos pontos que detectou como área de risco e, que podem vir a ter problemas por causa do período chuvoso.

“Assim que tirarmos essas famílias daqui, vamos dar uma destinação para essa área. O problema não é só das pessoas que moram aqui, mas também porque vários moradores de outros bairros jogam entulho no local”, apontou Maria do Carmo.

Segundo ela, a Prefeitura após a retirada das famílias das proximidades do buraco, não irá possibilitar que outras pessoas se instalem na área, para que futuramente não possa ter o mesmo problema social. Maria do Carmo adiantou que o Governo Federal está criando uma normativa para o Brasil inteiro, proibindo com auxílio da Polícia Federal, a ocupação de casas em áreas de risco como as do Santo André.

“Precisamos tomar uma providência com relação a isso para evitar que outras famílias possam morar ao redor do buraco. Vamos proibir que joguem entulho na área, só que para isso precisamos dialogar com a comunidade e instruir a solução”, detalhou a Prefeita.

OBRAS DO PAC – Em relação à visita nos bairros do Uruará e Mapiri, a prefeita Maria do Carmo destacou que foi com o objetivo de dar a boa notícia de que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão retomadas. No Uruará, segundo ela, foi verificada a frente de trabalho que a construtora Mello de Azevedo irá abrir, além de anunciar para a comunidade que não existe mais nenhum empecilho para que as obras sejam retomadas.

“Todos os empecilhos que haviam conseguimos tirar da nossa frente. Agora não existe mais nada que impeça essas obras de serem retomadas. A empresa desde terça-feira recomeçou os trabalhos”, garante a Administradora.

Um comentário em “Prefeita pode usar Polícia para retirar famílias do lixão

  • 31 de Janeiro de 2011 em 13:45
    Permalink

    essa é uma medida acertada da prefeita de mandar retirar e proibir terminamtemente que esse povo ocupe essa area de risco.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *