Matrículas do Sisu acabam hoje

O prazo para matrícula dos estudantes selecionados em primeira chamada no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) acaba nesta segunda-feira (31). Os 82,9 mil alunos começaram a se matricular na última quinta (27). A próxima lista de convocação sairá no dia 4 de fevereiro.

Veja aqui se você foi aprovado

A sobra de vagas para a segunda chamada deve ser alta. No ano passado, de 49,7 mil oportunidades abertas na primeira rodada do Sisu, só 18,9 mil foram preenchidas, cerca de 30% do total. A segunda rodada do sistema teve 29 mil chances abertas. O MEC (Ministério da Educação) admitiu que o preenchimento das vagas em 2010 foi de 25% a 30% em cada uma das rodadas do Sisu.

A pasta passou a adotar, neste ano, uma medida para diminuir o alto número de vagas ociosas. O estudante que for aprovado no curso de primeira opção e não efetuar a matrícula perde o direito à vaga. No ano passado, o aluno que não fizesse a matrícula ou perdesse o prazo tinha a opção de se cadastrar novamente no sistema e concorrer aos cursos em novas rodadas de inscrição.

Estudantes aprovados em segunda opção no Sisu devem se matricular, mas eles continuam na disputa por vagas na primeira opção de curso. Se o aluno não se matricula, ele perde automaticamente as duas vagas, de acordo com o ministério.

Lista de documentos

As regras e documentos necessários para a matrícula são definidos pela universidade na qual o candidato foi selecionado. Algumas organizaram o processo definindo um dia para matrícula em cada curso ou área de atuação. Os aprovados para engenharia na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), por exemplo, só tinham até sexta-feira (28) para efetuar a matrícula.

Quem ainda pode se matricular deve ficar atento ao horário de funcionamento da secretaria da universidade. Em geral, as matrículas são realizadas em horário comercial, das 9h às 18h.

A lista de documentos não muda muito de uma universidade para outra – mas é bom ficar atento ao que a instituição exige. Em geral, cobra-se o original e uma cópia dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, atestado de conclusão do ensino médio, carteira de identidade, certificado de reservista e título de eleitor. Os papéis devem ser entregues nas próprias instituições de ensino.

É importante entrar em contato com a universidade escolhida por telefone ou e-mail, para checar todas as informações necessárias para a matrícula.

Terceira rodada

No dia 13 de fevereiro sai a terceira e última chamada do Sisu. Quem não for aprovado nas três listas ainda tem a chance de ingressar em uma fila de espera, que começa a receber inscrições depois do dia 13 do mesmo mês.

Os cadastros na lista de espera serão feitos tanto pelo site do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) quanto pelo do próprio Sisu.

Cronograma do Sisu
Resultados e Matrículas Data
1ª Chamada
Resultado 24 de janeiro
Matrícula dos candidatos selecionados 27, 28 e 31 de janeiro
 
2ª Chamada
Resultado 4 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados 8 e 9 de fevereiro
 
3ª Chamada
Resultado 13 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados 15 e 16 de fevereiro
 
Lista de Espera
Declaração de interesse em participar 13 a 17 de fevereiro
 

Do R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *