José Sarney reeleito para presidir Senado Federal

José sarney é pela 4ª vez presidente do Senado

O Senado elegeu há pouco, para a quarta gestão não consecutiva, o peemedebista José Sarney (AP) para a Presidência da Casa. Com o apoio das maiores bancadas, como PMDB (20 senadores) e PT (15), Sarney foi reconduzido ao posto para o próximo biênio com 70 votos, contra 8 recebidos por Randolfe Rodrigues (Psol-AP). Hoiuve, ainda, dois votos em branco e um nulo. Todos os 81 senadores estavam presentes à votação nominal (quórum máximo), sem identificação dos votos. Dois votos em branco e um nulo foram registrados.
Poucos antes de ser iniciada a votação, a líder do Psol no Senado, Marinor Britto (PA), solicitou à Mesa que seu candidato apresentasse o programa do partido para a instituição, incluindo-se a reformulação dos quadros e dos procedimentos administrativos da Casa. Sem a objeção dos líderes partidários, Randolfe subiu à tribuna e propugnou uma “profunda reforma ética” e disse que, “aqui nesta Casa, não existe ninguém mais senador que o outro”.

Sarney disse que assume o novo mandato com um “gosto de despedida”. “Sem dúvida é o meu último mandato, não concorrerei mais”, assegurou. Alvo de denúncias de irregularidades em sua gestão anterior á frente do Senado, Sarney disse estar comprometido com valores éticos. “Vamos seguir na preservação dos valores éticos e morais que nós devemos ter na vida pública”, afirmou.

Fonte: Ércio Bemerguy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *