Gestão Democrática

A gestão democrática nas escolas públicas do município de Santarém tem sido constantemente impulsionada pela Secretaria Municipal de Educação, que tem à frente a dedicada professora Raimunda Lucineide Pinheiro, uma referência no campo educacional. Diferente de muitos municípios, bem como o estado do Pará, que não estão nem aí para a gestão democrática, Santarém tem dado prova, junto às comunidades escolares, do empenho em estimular a participação dos pais e responsáveis dos alunos da educação básica, especialmente quando se trata da eleição de diretores.

O processo para eleger diretores e diretoras, onde se incluem os vices, teve como coordenador o professor Rivelino Lacerda Cardoso, com a participação de entidades e instituições ligadas à educação. Foram representadas por duas pessoas, uma titular e outra suplente. Tinham como responsabilidade coordenar e executar todo processo eleitoral. Os trabalhos na realidade começaram no dia 04 de agosto de 2010.

O grupo de entidades e instituições, onde se incluía o SINPROSAN (Sindicato dos Professores de Santarém) deu início ao processo constituído, sendo avaliação de competência técnica por meio de prova em legislação educacional, gestão escolar e língua portuguesa. Os que eram aprovados já podiam montar suas chapas de acordo com as características de cada escola.

Um edital foi publicado em 30 de setembro e divulgado. Constavam as normas para a realização do pleito, Lançaram-se as chapas. Avaliaram-se as propostas de candidatos e candidatas às eleições de direção das mais diversas escolas, Conforme os resultados das urnas, foram colocadas à disposição 141 vagas para diretores(as) e 50 vagas para vice-diretores(as).

A eleição foi realizada em 21 de dezembro de 2010. Depois do resultado final aconteceu a posse no dia 04 de janeiro de 2011, no auditório da Casa da Cultura. Foi um acontecimento inédito em relação à prática efetiva da gestão democrática. Foram preenchidas 74 vagas para diretores e 34 vagas para vice-direções. Agora, cabe aos eleitos lidar com habilidade e eficiência, usando sua gestão em busca de um melhor empenho junto à comunidade escolar.

A posse dos 108 escolhidos aconteceu diante de um grande auditório, onde se encontrava um elevado número de educadores. Prestigiaram o evento a prefeita Maria do Carmo Martins, a secretária de educação Raimunda Lucineide Pinheiro, presidente da Câmara Municipal José Maria Tapajós e os vereadores Matias Júnior, Carlos Jaime e Gerlande Corrêa Castro. Também estiveram presentes representantes da 5ª URE, Universidades, Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Professores de Santarém (SINPROSAN).

A programação do evento esteve sob a coordenação do professor Rivelino Lacerda Cardoso, que fez o encerramento com a entrega das nomeações a cada ocupante de direção escolar. Fica aqui um exemplo a ser seguido por muitos outros municípios e próprio Estado do Pará, colocando em prática a gestão democrática nas escolas públicas como instrumento essencial para educação de todos.

Por: José Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *