Portaria que proíbe venda de bebidas alcoólicas em feiras e mercados finalmente será cumprida

Bares no Mercadão 2000

Melhor tarde do que nunca. Depois de seguidas denúncias feita pelo IMPACTO, a Polícia fez na quinta-feira uma visita aos bares que ficam no entorno do complexo Mercadão 2000. A visita não tinha caráter punitivo, e servia para orientar os proprietários dos bares, que não poderiam mais comercializar bebidas alcoólicas.

Uma portaria de março do ano passado proíbe a venda do produto, nas feiras e mercados. Mas como via de regra acontece, a lei estava ficando só no papel. A venda de bebidas alcoólicas servia de pano de fundo, a uma questão gravíssima. O local, pela falta de fiscalização servia para prostituição infantil, venda de drogas e abrigo de marginais.

A partir desta sexta-feira, as visitas já terão caráter punitivo, uma vez que todos já foram avisados. O cumprimento da portaria um ano depois de ser publicada, não acaba com todos os problemas. A falta de ação do Conselho Tutelar, propicia a presença de menores atuando como flanelinhas, ou fazendo pequenos carretos, o que é proibido pelo ECA.

O Conselho conhece, mas não age. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PETI, administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, também finge que não vê, e nada faz. Se o repasse feito pelo governo Federal à Prefeitura para fazer esse acompanhamento, não é suficiente, não se sabe.

Mesmo que os recursos sejam insuficientes, o município tem o dever de entrar com a contrapartida. O que é certo que os órgãos responsáveis por dar uma resposta à sociedade, só agem sob pressão. Se depender de nós, não cessaremos de denunciar, até que haja uma solução.

Da Redação

Um comentário em “Portaria que proíbe venda de bebidas alcoólicas em feiras e mercados finalmente será cumprida

  • 12 de abril de 2011 em 08:21
    Permalink

    Direito de Resposta: Nós da Aprusan já conversamos com a dona Maria(japonesa)explicamos sobre a proibição,foi advetida,já solicitamos a policia mais ela continua nesse jogo de azar.
    Não sabemos mais o que fazer? e vocês, dariam alguma sugestão.Estamos aberto ao dialogo.

    Resposta
  • 19 de março de 2011 em 10:55
    Permalink

    Não será cumprida não. Vejamos há uma lei municipal que proíbe jogos de azar na area do mercadão 2000, porem uma senhora que vende poupa de frutas e plantas (japonesa) que fica o dia todo jogando baralho apostando com outros viciados em uma banca, e nem a polícia e nem a aprusan tomam providencia.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *