Ibama multa fazendeiro que exibia cabeça de onça como troféu

Cabeça da onça

O Ibama multou em R$ 5 mil, um matador de onça em Jacareacanga, a 400 km de Itaituba, no sudoeste do Pará. O homem, que é dono de uma fazenda de gado no município, chegou a cortar a cabeça de um felino e manter a peça exposta como troféu na entrada da propriedade. “A cena era chocante, as pessoas conviviam normalmente com a decapitação do animal”, disse o coordenador da Operação Disparada, Raphael Fonseca, cuja equipe chegou à sede da fazenda para investigar a autoria de um desmatamento na região.

Depois de apreender e examinar a cabeça, o Ibama descobriu que o animal abatido pelo fazendeiro era uma onça preta, variação melânica da Panthera onca, espécie ameaçada de extinção e protegida pela Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites). Além da multa do Ibama, o responsável pelo crime ambiental poderá ser condenado de seis meses a um ano de detenção pela Justiça.

Áreas embargadas – A operação Disparada atua nas imediações de Jacareacanga desde 19 de julho, combatendo, principalmente, desmatamentos ilegais. Até o momento, os fiscais já aplicaram R$ 6,7 milhões em multas e embargaram 1,4 mil hectares de áreas desmatadas ilegalmente em nove propriedades. As ações, que não têm prazo para terminar, acontecem com apoio da Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: Ibama

Um comentário em “Ibama multa fazendeiro que exibia cabeça de onça como troféu

  • 3 de agosto de 2011 em 20:45
    Permalink

    O verdadeiro troféu foi o do IBAMA. Conheço o suposto fazendeiro que é, na verdade, um agricultor familiar, que tem um incrível rebanho de 34 animais, isso mesmo, 34 bovinos, ou melhor, ele tinha… até essa onça atacar e devorar boa parte daquilo que é sua fonte de sustento, além de colocar em risco sua família.Existe uma séria inversão de valores aqui… Deveria o agricultor deixar que a onça matasse um de seus filhos??? Sim, afinal, os cães, galinhas e demais animais da propriedade ela já abatia normalmente. Esse sensacionalismo barato sim é revoltante…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *