Adesão do Pará: momento histórico pouco conhecido

Bandeira do Pará

Na próxima segunda-feira (15), o Pará comemora 188 anos da Adesão à Independência do Brasil. Apesar de a maioria das pessoas conhecer o motivo do feriado, muitas não sabem a história por trás da data. “Sei que é a adesão do Pará, mas o porquê ou o ano que foi exatamente eu não sei dizer”, confessa o vendedor João de Souza. “Conheço a data, mas muitos paraenses sabem só que é feriado”, diz o aposentado Josias Sá.

A independência do Brasil foi proclamada em 1822, mas só cerca de um ano depois é que aconteceu a adesão do Pará, em 15 de agosto de 1823. “Parte do Norte, a província do Grão-Pará e Maranhão era separada do Brasil. A questão na época era se o Pará iria se unir”, conta o historiador Aldrin Figueiredo.

Segundo o historiador, a adesão do Pará foi um pouco forçada. “O imperador Pedro I mandou pessoas aqui para o Estado para verificar com os governantes da época a assinatura da adesão ao novo império”. Um documento do imperador dizia que, caso não houvesse a adesão, os territórios seriam invadidos. “O documento foi assinado e depois se descobriu que não tinha esquadra nenhuma a caminho do Pará”, afirma.

A adesão do Pará à independência trouxe, depois, alguns conflitos, como o episódio do Brigue Palhaço, onde cerca de 200 paraenses foram mortos dentro do porão de um navio. A repressão contra movimentos populares também resultou na Revolta da Cabanagem, em 1835.

Mesmo tendo assinado o documento em 1823, somente no século XX é que a adesão do Pará passou a ser tida como feriado. “Em 1922, no centenário da independência, é que o historiador João de Palma Muniz propôs a criação do feriado para o Instituto Histórico do Pará”, explica Aldrin.

Fonte: Diário do Pará

0 thoughts on “Adesão do Pará: momento histórico pouco conhecido

  • 27 de agosto de 2011 at 10:37 pm
    Permalink

    isso é vdd espero é pro meu trabalho vale 3 pomtos ñ qro perde 3 pontos ñ

    Reply
    • 11 de agosto de 2012 at 12:17 pm
      Permalink

      o meu trabalho vale 1 ponto só ,queria que fosse 3 pontos porque ele tem que ter Introdução,desinvolvimento,capa e bibliografia
      isso vala 3 pontes ,né verdade?thau beijos

      Reply
  • 9 de agosto de 2012 at 5:08 pm
    Permalink

    é melhor nesse saite esplica melhor 15 de agosto: adesão do Pará à independência do Brasil

    Reply
  • 19 de agosto de 2012 at 11:19 am
    Permalink

    ESSE SITE N DIZ NADA Q PRESTE

    Reply
  • 20 de agosto de 2012 at 2:09 pm
    Permalink

    e bem legal saber sobri a historia do estado ond moramos…. tenho 13 anos , moro em santarem. e estudo na escola nossa semhora de guadalupe

    Reply

Deixe uma resposta