Celpa alerta para a Iluminação no Natal

Iluminação de natal

O Natal já se aproxima e residências, comércios já estão arrumando suas decorações. São enfeites, arranjos e principalmente centenas de luzes brancas ou coloridas que deixam a cidade mais bonita e iluminada.

Mas, é preciso ter cuidado na hora de fazer as ligações dos jogos de luz tão utilizados nesta época do ano. A primeira precaução deve ser em relação à instalação elétrica do local. Para garantir a segurança, é necessário verificar antes, se a mesma foi feita por um profissional idôneo e encontra-se em conformidade com as normas brasileiras e da concessionária.

O perigo é causar uma sobrecarga na rede e provocar um acidente. Por esta razão, não é recomendada a utilização de benjamins e extensões, pois dois ou mais equipamentos ligados em um mesmo ponto de energia vai provocar um superaquecimento. Como os fios elétricos têm um limite térmico, eles irão derreter, podendo ocasionar um curto circuito e até mesmo um incêndio.

Para reduzir os riscos de choques, é importante utilizar os disjuntores que são equipamentos de proteção na rede elétrica, pois eles desligam a energia em caso de curto circuito, evitando a ocorrência de incêndios. O mais recomendado é ter vários destes dispositivos em um quadro de distribuição. Por exemplo, um para micro-ondas, outro para chuveiro elétrico, mais um para máquina de lavar roupas. Já um mesmo disjuntor pode comportar aparelhos de menor potência, como televisores, DVDs, aparelhos de som, etc.

De acordo com o engenheiro elétrico e superindentente da Celpa em Santarém, Edson Naiff, é preciso que o lugar escolhido para receber os enfeites natalinos, seja a residência ou o comércio, tenha condutor de proteção, mais conhecido como fio terra, pois tem a função de proteger adultos e crianças, do perigo do choque elétrico, em caso de falha nos equipamentos: “as luminárias de Natal, não possuem aterramento ou proteção próprias, mas os consumidores devem fazer o aterramento em seus imóveis por mais simples que seja. A melhor saída é chamar um eletricista profissional para verificar se há a proteção para enfeitar a casa e festejar o Natal com alegria e segurança”. 

Outra dica importante é que na hora de escolher a decoração de Natal, a pessoa também deve prestar atenção para a qualidade do material que está comprando. Os enfeites luminosos devem ter a certificação e selo do INMETRO.

Uma opção muito utilizada hoje são as lâmpadas de LED (sigla em inglês light-emitting diode ou diodo emissor de luz). Elas apresentam um custo mais alto no mercado, mas consomem menos energia, representando uma economia a mais no final do mês, principalmente para decorações de grande porte que terão um consumo mais alto durante as festas de final de ano.

A Celpa alerta ainda que os consumidores desliguem as luzes natalinas, principalmente as da árvore de Natal quando forem dormir, pois além de economizar energia, evita que o equipamento fique ligado durante muito tempo, podendo provocar um incêndio. Este cuidado deve ser redobrado com as decorações de fachadas, pois a iluminação fica exposta a chuva e umidade que podem ocasionar curto circuito.

Fonte: Leíria Rodrigues | Comunicação |Celpa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *