Filme sobre revolução cabana será lançado em Santarém
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), realiza na próxima segunda-feira, 09/01, às 18h, na Escola do Parque, o lançamento do filme “O Cônego”, que é uma ficção inspirada em fatos históricos baseados na experiência vivida por Cônego Batista Campos no período preparatório à eclosão da revolução cabana que teve seu desfecho em 7 de janeiro de 1835 com a tomada de Belém.
O Cônego é o primeiro filme longa-metragem de ficção a tratar sobre a Revolução Cabana. Como obra pioneira, não busca abarcar todo o movimento cabano, mas se pauta na trajetória de uma de suas mais influentes lideranças: BATISTA CAMPOS, homem místico, militante político e intelectual a serviço da gente mais simples do Grão-Pará.
O Cônego foi realizado como fruto do Projeto Filma Pará, ação cultural que, em Barcarena, integrou a prefeitura municipal, empresários e a comunidade local.
Nessa obra cinematográfica genuinamente paraense, estiveram envolvidos 30 técnicos/produtores e aproximadamente 60 atores.
Estará presente ao lançamento do filme em Santarém, o roteirista e diretor do filme, Paulo Miranda, de Belém.
REGIÃO DO ALTO CURUÁ-UNA RECEBE AÇÕES DE SAÚDE
Como exemplo de anos anteriores, o Governo Cidade da Gente, buscando desenvolver ações que levem os serviços de saúde para mais perto da população santarena, vai promover hoje, 7 de janeiro, atendimentos aos comunitários de São José e Buerú I, do Alto Curuá-Una.
As ações serão coordenadas pela Assessoria de Planalto da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) a partir das 8h deste sábado, 7 de janeiro.
Para facilitar o acesso dos comunitários aos atendimentos, a Prefeitura de Santarém disponibilizará uma equipe de multiprofissionais que realizará os seguintes atendimentos: consulta médica, atendimento odontológico, consulta de enfermagem, vacina, PCCU, Farmácia Básica, verificação da pressão arterial e teste de Glicemia.
Para os moradores da Comunidade de Buerú I, o atendimento acontecerá no Barracão Comunitário do Buerú I. No São José do Alto Curuá-Una as ações acontecerão na Escola da comunidade.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes