Perigo: Banhistas questionam presença de lanchas em Alter do Chão
O mês de janeiro, período em que muitas pessoas entram de férias, aumenta o número de visitantes na Vila balneária de Alter do Chão. São moradores e turistas de diversos lugares que buscam um lugar sossegado, porém, o tráfego de jet-sky e lanchas próximo a praia tem ameaçado a segurança dos banhistas.
Os banhistas relatam que a situação está incomodando: “É arriscado, porque as crianças ficam brincando na beira da praia e eles passando. Assim fica muito perigoso”, afirma a banhista Suely Araújo.
“É complicado, coloca em risco a vida das pessoas que estão no rio”, destaca o vendedor Célio Nogueira.
Os visitantes questionam que a fiscalização está deixando a desejar e solicitam que o monitoramento por parte da Capitania dos Portos seja intensificado.
Na praia a do Cajueiro, é possível constatar a presença de alguns guarda-vidas realizando a orientação aos banhistas acerca dos riscos. “É muito arriscado, jet-sky, lanchas, então, já viemos com orientações do Quartel, do nosso comandante que pede que a gente não deixe atravessar nadando”, destaca cabo Gama, do Corpo de Bombeiros.
Um turista que veio de Brasília tentou realizar a travessia nadando, mas foi impedido pelos Bombeiros. Ele agradeceu a orientação, mas ficou irritado com a presença dos Jet-sky. “Que sejam proibidos todos os jet-skys e lanchas pra permitir que as pessoas atravessem com tranquilidade”. Inconformado, questionou: “Proibir a gente de atravessar por causa de jet-sky?”, disse o turista Daniel Tiguel.
A Capitania dos Portos é o órgão responsável pela fiscalização e apreensão dos transportes aquáticos que descumpram a legislação. A faixa permitida para navegação é de 200 metros longe dos banhistas.
Fonte: RG 15/O Impacto e notapajos.com
AMIGOS, VAMOS ACORDAR. A CAPITANIA NÃO FISCALIZA AS EMBARCAÇÕES EM FRENTE A CIDADE, NA FRENTE DA SEDE DA CAPITANIA, VÃO FISCALIZAR EM ALTER. A ORLA JAH NÃO EH POSSIVEL MAIS CAMINHAR, VC CORRE O RISCO DE SER ATROPELADO POR ALGUM CARREGADOR POIS OS BARCOS ESTÃO ENCOSTANDO NA ORLA ( ACORDA PREFEITA )
AMIGOS, VAMOS ACORDAR. A CAPITANIA NÃO FISCALIZA AS EMBARCAÇÕES EM FRENTE A CIDADE, NA FRENTE DA SEDE DA CAPITANIA, VÃO FISCALIZAR EM ALTER. A ORLA JAH NÃO EH POSSIVEL MAIS CAMINHAR, VC CORRE O RISCO DE SER ATROPELADO POR ALGUM CARREGADOR POIS OS BARCOS ESTÃO ENCOSTANDO NA ORLA ( ACORDA PREFEIRA )
Este domingo eu estava lá com minha família e um desses engraçadinhos estava fazendo zerinho em um jet-sky bem próximo aos banhistas, a gente estava dando um passeio de kaiak, correndo sérios riscos de virar, mas ele não estava nem um pouco preocupado, pelo que vi queria mesmo era se exibir.
Ocorre isso sim! Inclusive tem uns jets q/ jorram jatos de água pela traseira e… certa vez vi um q/ fez isso, acredito q/s/ querer, acertou uma família q/ estava na beira da praia. O rapaz do jet quase levava um tiro, por pouco escapou!
Se não tiver fiscalização, aquilo dali vira um faroeste, ou uma zona bem ruim.
Todo mundo vai ali p/ se divertir, tem muitas pessoas, muuuitas crianças brincando; todos (as) vão ali p/ ver coisas bonitas. Ninguém quer ver desgraça, portanto cada um agindo civilizadamente TUDO CORRERÁ BEM; SE VC não gosta do fulano e quer passar c/ a lancha por cima ou quer expor algum desafeto teu ao ridículo… ISSO NÃO!Vc tem todo direito de acabar c/ suas férias MAS NÃO A DE TERCEIROS! Outra coisa: Vc e tua turma quer se drogar, virar bicho ,ok mas se isolem p/ próprio bem de vcs!!
Isso é facil de resolver, é s;o delimitar uma área de segurança e co;ocar fiscalizaçao, se desobeder apreende o jet-sky e as lanchas, se fizer isso com, os outros vao tomar como exemplo. o Rio Tapajo é tao grande por que ficar \”mostrando \”a lancha só para se exibir ? isso é \”caboquice \”!
Veloso,vc tem razão sim quando diz das lanchas e jets q/ ficam, nocanal em frente da orla , naquele \”vai e vem constante\” parece … iôiô!!
Tem um detalhe q/ é bom ressaltar pois é importante:a maioria das lanchas, jets… ficam ancorados (guardados) ou em frente orla de Alter, ou na área do Lago Verde, e p/ sair p/ ir p/outras praias fora do supracitado lago, o transporte aquático TEM NECESSARIAMENTE q/ passar pelo canal em frente a praça onde fica a Igreja Na. Sra. da Saúde, de Alter!
Como ja disse sobre a solução da questão: ídem ao trânsito terrestre, lógico substituindo os oficiais pelo dos órgãos competentes da respectiva área, sendo q/é estritamente necessário o apoio da PM pois qm fazer arruaça vai preso e fica detido, depois paga multa é liberado e claro, responde processo!!!!
Particularmente acho bonito a paisagem formada pelos jets , lanchas…Porém,o problema é q/ os condutores querem ser vistos começam a transitar muito perto da praia onde tem pessoas! Isso é ilegal pois tem a distância mínima a ser respeitada . A impressão q/tenho é de q/ nunca aquela pessoa teve nada e agora conseguiu e quer se exibir COLOCANDO A VIDA DOS OUTROS EM RISCO!Quer se exibir, ok se exiba mas NÃO COLOQUE A VIDA DE NINGUÉM EM RISCO, NEM A SUA!! É FOGO!
Quando eu queria me exibir eu procurava um meio saudável e imbatível:fui melhor hawaiana do Iate , depois fui Rainha do Carnaval do Iate Clube, depois fui Rainha do Carnaval de Rua santareno representando o meu querido Bloco da Pulga; ganhei o título de melhor Fantasia Dourada na AABB etc etc (detalhe quem fazia minhas fanatsias era o grande artista Laurimar Leal!). Até hoje quando me dá crise de exibicionismo , procuro fazer de modo saudável, sem riscos p/ mim ou pq terceiros.
Tem tantos meios p/ se exibir sem por a si e aos outros em risco!
Alter está lindo! Famílias, muuuitas crianças, gente de todos os lugares do Brasil e do Mundo!
Ninguém quer q/ aconteça acidente mas, como o próprio nome diz ,acidente.
CLARO Q/ É BOM, NECESSÁRIO ter fiscalização, o rio está enchendo, dá p/as lanchas e jet-skys… passarem ali entre a praia do balneário e a Ilha do Amor, pois isso tbm é direito de ir e vir. Eu quero ir de lancha p/ Ponta do Cururu e outras praias tão lindas porém desertas.
A SOLUÇÃO p/ o problema é semelhante ao do trânsito de carros e motos q/ precisam de soldados/guardas de trânsito. Tem q/ ter soldados do Corpo de Bombeiros assim como da Marinha do Brasil conduzindo o movimento. Agora gente preparada de verdade e c/ auxílio da Polícia Militar!
Aliás esses oficiais devem usar como sempre, a farda mas , convenhamos a estação quente, deveriam usar BERMUDAS.Eles tbm são gente como nós!!
Suspender o trabalho de fiscalização as 18 H é perigo público pois em tal horário o sol ainda está lá em cima, brilhando ,logo ainda tem alias tem maior movimento pq os banhistas estão retornando da maravilhosa Ilha do Amor. Acredito q/ temos q/ seguir o sistema mas antes temos q/agir conforme nossa realidade p/ evitar catástrofes.
Quanto ao rapaz querer atravessar a nado e ser impedido, realmente fere seu direito de ir e vir, é muito chato mas vamos ser sensatos, realistas: é perigoso demais p/ ele mesmo pois a movimentação ali nesse período é super intensa. Ninguém quer ver picadinho de gente.
Tbm gosto de atravessar a nado mas faço isso quando não tem grande movimentação de embarcações.Então, chateia sim ser impedido mas , vamos entender q/ é p/ nosso próprio bem!