Perigo: Banhistas questionam presença de lanchas em Alter do Chão

Presença de lanchas em Alter do Chão

O mês de janeiro, período em que muitas pessoas entram de férias, aumenta o número de visitantes na Vila balneária de Alter do Chão. São moradores e turistas de diversos lugares que buscam um lugar sossegado, porém, o tráfego de jet-sky e lanchas próximo a praia tem ameaçado a segurança dos banhistas.

Os banhistas relatam que a situação está incomodando: “É arriscado, porque as crianças ficam brincando na beira da praia e eles passando. Assim fica muito perigoso”, afirma a banhista Suely Araújo.

“É complicado, coloca em risco a vida das pessoas que estão no rio”, destaca o vendedor Célio Nogueira.

Os visitantes questionam que a fiscalização está deixando a desejar e solicitam que o monitoramento por parte da Capitania dos Portos seja intensificado.

Na praia a do Cajueiro, é possível constatar a presença de alguns guarda-vidas realizando a orientação aos banhistas acerca dos riscos. “É muito arriscado, jet-sky, lanchas, então, já viemos com orientações do Quartel, do nosso comandante que pede que a gente não deixe atravessar nadando”, destaca cabo Gama, do Corpo de Bombeiros.

Um turista que veio de Brasília tentou realizar a travessia nadando, mas foi impedido pelos Bombeiros. Ele agradeceu a orientação, mas ficou irritado com a presença dos Jet-sky. “Que sejam proibidos todos os jet-skys e lanchas pra permitir que as pessoas atravessem com tranquilidade”. Inconformado, questionou: “Proibir a gente de atravessar por causa de jet-sky?”, disse o turista Daniel Tiguel.

A Capitania dos Portos é o órgão responsável pela fiscalização e apreensão dos transportes aquáticos que descumpram a legislação. A faixa permitida para navegação é de 200 metros longe dos banhistas.

Fonte: RG 15/O Impacto e notapajos.com

7 comentários em “Perigo: Banhistas questionam presença de lanchas em Alter do Chão

  • 10 de janeiro de 2012 em 12:54
    Permalink

    AMIGOS, VAMOS ACORDAR. A CAPITANIA NÃO FISCALIZA AS EMBARCAÇÕES EM FRENTE A CIDADE, NA FRENTE DA SEDE DA CAPITANIA, VÃO FISCALIZAR EM ALTER. A ORLA JAH NÃO EH POSSIVEL MAIS CAMINHAR, VC CORRE O RISCO DE SER ATROPELADO POR ALGUM CARREGADOR POIS OS BARCOS ESTÃO ENCOSTANDO NA ORLA ( ACORDA PREFEITA )

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2012 em 12:52
    Permalink

    AMIGOS, VAMOS ACORDAR. A CAPITANIA NÃO FISCALIZA AS EMBARCAÇÕES EM FRENTE A CIDADE, NA FRENTE DA SEDE DA CAPITANIA, VÃO FISCALIZAR EM ALTER. A ORLA JAH NÃO EH POSSIVEL MAIS CAMINHAR, VC CORRE O RISCO DE SER ATROPELADO POR ALGUM CARREGADOR POIS OS BARCOS ESTÃO ENCOSTANDO NA ORLA ( ACORDA PREFEIRA )

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2012 em 08:38
    Permalink

    Este domingo eu estava lá com minha família e um desses engraçadinhos estava fazendo zerinho em um jet-sky bem próximo aos banhistas, a gente estava dando um passeio de kaiak, correndo sérios riscos de virar, mas ele não estava nem um pouco preocupado, pelo que vi queria mesmo era se exibir.

    Resposta
    • 10 de janeiro de 2012 em 10:21
      Permalink

      Ocorre isso sim! Inclusive tem uns jets q/ jorram jatos de água pela traseira e… certa vez vi um q/ fez isso, acredito q/s/ querer, acertou uma família q/ estava na beira da praia. O rapaz do jet quase levava um tiro, por pouco escapou!
      Se não tiver fiscalização, aquilo dali vira um faroeste, ou uma zona bem ruim.

      Todo mundo vai ali p/ se divertir, tem muitas pessoas, muuuitas crianças brincando; todos (as) vão ali p/ ver coisas bonitas. Ninguém quer ver desgraça, portanto cada um agindo civilizadamente TUDO CORRERÁ BEM; SE VC não gosta do fulano e quer passar c/ a lancha por cima ou quer expor algum desafeto teu ao ridículo… ISSO NÃO!Vc tem todo direito de acabar c/ suas férias MAS NÃO A DE TERCEIROS! Outra coisa: Vc e tua turma quer se drogar, virar bicho ,ok mas se isolem p/ próprio bem de vcs!!

      Resposta
  • 10 de janeiro de 2012 em 07:43
    Permalink

    Isso é facil de resolver, é s;o delimitar uma área de segurança e co;ocar fiscalizaçao, se desobeder apreende o jet-sky e as lanchas, se fizer isso com, os outros vao tomar como exemplo. o Rio Tapajo é tao grande por que ficar \”mostrando \”a lancha só para se exibir ? isso é \”caboquice \”!

    Resposta
    • 10 de janeiro de 2012 em 09:53
      Permalink

      Veloso,vc tem razão sim quando diz das lanchas e jets q/ ficam, nocanal em frente da orla , naquele \”vai e vem constante\” parece … iôiô!!
      Tem um detalhe q/ é bom ressaltar pois é importante:a maioria das lanchas, jets… ficam ancorados (guardados) ou em frente orla de Alter, ou na área do Lago Verde, e p/ sair p/ ir p/outras praias fora do supracitado lago, o transporte aquático TEM NECESSARIAMENTE q/ passar pelo canal em frente a praça onde fica a Igreja Na. Sra. da Saúde, de Alter!
      Como ja disse sobre a solução da questão: ídem ao trânsito terrestre, lógico substituindo os oficiais pelo dos órgãos competentes da respectiva área, sendo q/é estritamente necessário o apoio da PM pois qm fazer arruaça vai preso e fica detido, depois paga multa é liberado e claro, responde processo!!!!

      Particularmente acho bonito a paisagem formada pelos jets , lanchas…Porém,o problema é q/ os condutores querem ser vistos começam a transitar muito perto da praia onde tem pessoas! Isso é ilegal pois tem a distância mínima a ser respeitada . A impressão q/tenho é de q/ nunca aquela pessoa teve nada e agora conseguiu e quer se exibir COLOCANDO A VIDA DOS OUTROS EM RISCO!Quer se exibir, ok se exiba mas NÃO COLOQUE A VIDA DE NINGUÉM EM RISCO, NEM A SUA!! É FOGO!

      Quando eu queria me exibir eu procurava um meio saudável e imbatível:fui melhor hawaiana do Iate , depois fui Rainha do Carnaval do Iate Clube, depois fui Rainha do Carnaval de Rua santareno representando o meu querido Bloco da Pulga; ganhei o título de melhor Fantasia Dourada na AABB etc etc (detalhe quem fazia minhas fanatsias era o grande artista Laurimar Leal!). Até hoje quando me dá crise de exibicionismo , procuro fazer de modo saudável, sem riscos p/ mim ou pq terceiros.
      Tem tantos meios p/ se exibir sem por a si e aos outros em risco!

      Resposta
  • 9 de janeiro de 2012 em 20:48
    Permalink

    Alter está lindo! Famílias, muuuitas crianças, gente de todos os lugares do Brasil e do Mundo!
    Ninguém quer q/ aconteça acidente mas, como o próprio nome diz ,acidente.
    CLARO Q/ É BOM, NECESSÁRIO ter fiscalização, o rio está enchendo, dá p/as lanchas e jet-skys… passarem ali entre a praia do balneário e a Ilha do Amor, pois isso tbm é direito de ir e vir. Eu quero ir de lancha p/ Ponta do Cururu e outras praias tão lindas porém desertas.
    A SOLUÇÃO p/ o problema é semelhante ao do trânsito de carros e motos q/ precisam de soldados/guardas de trânsito. Tem q/ ter soldados do Corpo de Bombeiros assim como da Marinha do Brasil conduzindo o movimento. Agora gente preparada de verdade e c/ auxílio da Polícia Militar!
    Aliás esses oficiais devem usar como sempre, a farda mas , convenhamos a estação quente, deveriam usar BERMUDAS.Eles tbm são gente como nós!!
    Suspender o trabalho de fiscalização as 18 H é perigo público pois em tal horário o sol ainda está lá em cima, brilhando ,logo ainda tem alias tem maior movimento pq os banhistas estão retornando da maravilhosa Ilha do Amor. Acredito q/ temos q/ seguir o sistema mas antes temos q/agir conforme nossa realidade p/ evitar catástrofes.
    Quanto ao rapaz querer atravessar a nado e ser impedido, realmente fere seu direito de ir e vir, é muito chato mas vamos ser sensatos, realistas: é perigoso demais p/ ele mesmo pois a movimentação ali nesse período é super intensa. Ninguém quer ver picadinho de gente.
    Tbm gosto de atravessar a nado mas faço isso quando não tem grande movimentação de embarcações.Então, chateia sim ser impedido mas , vamos entender q/ é p/ nosso próprio bem!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *