Uepa oferece residência médica para o interior‏

Campus da UEPA em Santarém

A partir deste ano, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) ofertará residência médica em Santarém e Altamira, e também na capital. Para a reitora da Uepa, profa. Dra. Marília Brasil, as expansões ao interior “constituem um marco histórico para o avanço da formação em Saúde e para a melhoria da assistência na região”. Até 2008, a instituição tinha apenas uma residência na capital. Hoje, expandiu suas novas residências médicas até o interior do Estado e está organizando as residências multiprofissionais em Saúde para implantação até 2013. As inscrições ao processo seletivo começaram em 21 de dezembro de 2011, vão até 17 de janeiro de 2012 e são destinados a médicos e formandos em Medicina.

De acordo com a titular da coordenação de Residência Médica (Coreme) da Universidade, profa. Dra. Regina Carneiro, com a abertura do programa em Santarém – desde a realização da inscrição e das provas até o desenvolvimento de todo o curso -, a Uepa dá o primeiro passo para a interiorização de suas residências médicas. “No próximo ano deveremos ampliar o número de programas ofertados em Santarém e já estamos dialogando com outras instituições e também outros municípios para interiorizar ainda mais. Esse é um processo fundamental para conseguir fixar médicos no interior do Estado”, adianta. Todas as bolsas concedidas aos aprovados serão financiadas pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS). Ainda em 2012, será implantada a residência médica em Saúde da Família em Altamira, em uma parceria com Secretaria de Estado da Saúde (Sespa) e Consórcio Norte Energia.

No total, serão disponibilizadas 24 vagas em Belém e Santarém, em quatro programas diferentes – Dermatologia; Medicina de Família e Comunidade; Ortopedia e Traumatologia; e Cirurgia Geral. As inscrições deverão ser feitas na Coordenação de Residência Médica (Coreme), em Belém, ou na secretaria do curso de Medicina do campus XII, em Santarém, sempre de 8h às 12h, e de 14h às 16h. O edital pode ser acessado na íntegra pelo site www.uepa.br.

“Essa expansão aconteceu graças às parcerias entre a Uepa, a Sespa, o MEC, o Hospital Regional de Santarém, a Prefeitura Municipal de Santarém e aos docentes e demais profissionais dessas instituições”, diz a reitora. “A Uepa em sua história assumiu o compromisso com a formação em Saúde no interior do Estado através do Ensino da graduação, e em 2012, implantou Enfermagem em Conceição do Araguaia e Biomedicina em Marabá, onde também está prevista a chegada do curso de Medicina. E agora reafirma seu compromisso com a implantação da pós-graduação necessária à qualificação do profissional egresso”, reforça a reitora.

SERIÇO:

A Coreme fica no campus II da Uepa, onde funciona o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS – Trav. Perebebuí, 2623 – Marco – Belém-PA – 91-3276-3023), e a Secretaria de Medicina de Santarém fica no campus XII, localizado na Av. Plácido de Castro, 1399, bairro Aparecida, em Santarém. O telefone de contato é 93-3523-5118. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail coreme_uepa@yahoo.com.br.

Fonte: O Liberal

2 comentários em “Uepa oferece residência médica para o interior‏

  • 9 de janeiro de 2012 em 20:04
    Permalink

    Isso é uma maravilha! Representa avanço, desenvolvimento , PROGRESSO !
    Nossos jovens profissionais, acadêmicos se aperfeiçoaram por aqui mesmo!
    Veremos a qualificação dos profissionais da saúde crescer bastante!
    MARAVILHA!!!!

    Resposta
    • 9 de janeiro de 2012 em 20:08
      Permalink

      Acadêmicos da área de saúde se APERFEIÇOARÃO por AQUI mesmo,será ótimo p/ todos pois termos um atendimento superior, de qualidade!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *