Paratur apoia lançamento do Guia Gastronômico do Tapajós

Tucunaré assado

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) é um dos parceiros na elaboração do Guia Gastronômico e Turístico da Abrasel/Tapajós, que será lançado em maio de 2012, com a finalidade de garantir o desenvolvimento do setor gastronômico da região e fortalecer a cadeia produtiva do turismo. Para os idealizadores do roteiro, essa é a forma mais eficaz de divulgar as empresas formalizadas que trabalham no setor da alimentação, contribuindo ainda para o aumento no faturamento dos associados e estimulando a legalização dos empreendedores informais.

Além da gastronomia, o Guia Abrasel/Tapajós busca fortalecer o turismo com um capítulo especialmente voltado às atrações que a região possui. Neste sentido, a Gerência de Assuntos Nacionais da Paratur apontou a inclusão no guia dos dez produtos da região classificados como estrelas pelo Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará: Floresta Nacional do Tapajós (Flona), Reserva Extrativista do Tapajós-Arapiuns, Comunidades Ribeirinhas da Flona, Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio, Encontro do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, Festa do Sairé, Alter do Chão (praia e paisagem) Artesanato Cerâmico da Cultura Tapajônica, Conjunto Arquitetônico e Histórico de Belterra e Semana Santa (Encomendadores de Alma). Vale destacar que a gastronomia do Tapajós é uma das mais ricas do Pará, com forte inclinação para pratos ticos à base de peixes.

Mapeamento Cultural – A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), também está executando o mapeamento turístico e cultural do Polo Tapajós. A iniciativa visa garantir geração de trabalho e renda nas comunidades a partir das visitações de turistas. A pesquisa, que começa na próxima semana, vai garantir levantamento do inventário cultural, acervo museológico, registro etnográfico, recuperação e manutenção de museus, criação de centro de interpretação, publicações didáticas bilíngües, conservação do patrimônio material e imaterial e capacitação nos polos Belém, Tapajós e Marajó, consideradas regiões prontas ao turismo internacional, áreas prioritárias de abrangência do Prodetur Pará. Entre as ações também estão previstos seminários e oficinas com as comunidades.

Fonte: Agência Pará 

Um comentário em “Paratur apoia lançamento do Guia Gastronômico do Tapajós

  • 25 de março de 2012 em 04:06
    Permalink

    Putiz grila que delicia, faz algum tempo que não um big tucunaré, no escabeche, assado ou de outra maneira, so não vale cru.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *