Chefões de roubo a búfalos são caçados pela Polícia

Na última segunda-feira, cerca de uma tonelada de carne clandestina de búfalo foi apreendida em Soure

A Polícia Civil de Soure, região do Marajó, continua as investigações para chegar aos “cabeças” da quadrilha que comanda o roubo de búfalos na região e a origem do gado roubado. Três homens permanecem detidos na delegacia de Soure e foram autuados por receptação e distribuição de carne clandestina, imprópria para consumo humano. “Com certeza existem mais pessoas envolvidas nisso entre caseiros, ribeirinhos e pescadores. Estamos levantando todas as informações que nos levem ao comando desse bando. As investigações continuam”, destaca o delegado Luciano Guimarães, da delegacia de Soure.

No final da manhã da última segunda-feira, cerca de uma tonelada de carne clandestina de búfalo foi apreendida numa embarcação na orla do município, depois que um homem em atitude suspeita e com um grande isopor foi abordado por um sargento da Polícia Militar.

Os policiais chegaram então às margem do rio Paracauari, numa localidade conhecida como Sossego, onde foi encontrado um homem e uma canoa com mais carne de búfalo clandestina. A quantidade de carne corresponde a três animais abatidos, que somados a 477 cabeças apreendidas há duas semanas em Cachoeira do Arari, totalizam mais de 100 toneladas de carne.

A polícia investiga se a carne apreendida na orla de Soure está relacionada aos búfalos apreendidos em Cachoeira, que seriam de 16 donos diferentes. Nos animais roubados as orelhas são cortadas e a marca de identificação adulterada para dificultar a identificação. A carne apreendida na segunda-feira está totalmente imprópria para consumo, segundo inspeção feita pela Adepará. Certamente seria vendida em mercados clandestinos a preços baixos. O produto será enterrado.

Carlos Xavier, presidente da Federação Paraense de Agricultura (Faepa) diz que o roubo de gado no Marajó envolve questões bem mais profundas. “Essa questão veio à tona graças ao Núcleo de Apoio Empresarial que montamos aqui na federação e que conta inclusive com um setor de inteligência que rastreou essas ocorrências e que conta com o apoio das Polícias Militar, Civil, Banco do Brasil, Ministério da Agricultura e Sagri”, revela.

Ele lembra que esses roubos aumentam no momento em que o Pará está em vias de fazer a sorologia para que o Estado fique livre da febre aftosa. “Esses roubos e o abate de gado clandestino colocam em risco todo esse trabalho que é importantíssimo para a pecuária paraense”, critica. O roubo de bois e búfalos é comum na região do Marajó.

Fonte: Diário do Pará

Um comentário em “Chefões de roubo a búfalos são caçados pela Polícia

  • 5 de abril de 2012 em 16:01
    Permalink

    Em Almeirim também no oeste do Pará, a policia esta a captura dos chefões, pois só prendem o pequeno que não abrem o jogo quem transporta para venda. Mas estão chegando lá.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *