Iniciação Científica e Extensão são temas de Seminários

Os eventos têm como objetivo proporcionar a integração entre professores e estudantes da instituição e de escolas do ensino médio da região

A Universidade Federal do Oeste do Pará, através da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), realiza o I Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio (IC-EM) e o I Seminário de Extensão, nos próximos dias 17, 18 e 19 de abril de 2012 em Santarém/PA. Os eventos têm como objetivo proporcionar a integração entre professores e estudantes da instituição e de escolas do ensino médio da região, através da troca de experiências e da divulgação de trabalhos. As inscrições já estão abertas.

No I Seminário de IC-EM, serão divulgados os resultados de pesquisas desenvolvidas em diversas áreas do conhecimento por 100 alunos do ensino médio de escolas públicas dos municípios de Santarém e Oriximiná, todos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq). O programa visa a despertar a vocação científica nos jovens, formando cidadãos conscientes e participativos, e os trabalhos apresentados mostrarão a importância da integração entre universidade e escola nesse processo.

Paralelamente, o I Seminário de Extensão irá divulgar os resultados de programas e projetos de extensão universitária coordenados por professores da UFOPA. Os trabalhos têm ênfase na inclusão social, visando a fortalecer o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa e permite transformar a realidade através da relação universidade-sociedade. Serão apresentados 13 trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UFOPA) e do Programa de Extensão (PROEXT/MEC).

Os Seminários de Extensão e de Iniciação Científica do Ensino Médio têm apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os eventos acontecem no Auditório do Campus Tapajós e são abertos não só à comunidade acadêmica, mas a toda a sociedade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 13 de abril na PROPPIT, também no Campus Tapajós

Por: Ascom/ UFOPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *