Lucineide Pinheiro deixa Secretaria de Educação

Lucineide Pinheiro

A professora Lucienide Pinheiro, que esteve à frente da Saecretaria Municiupal de Educação durante 7 anos e três meses, do governo da prefeita Maria do Carmo, entregou o cargo na manhã de quinta-feira, 05, um dia antes de encerraro prazo para dado pela Eleitoral para quem pretende concorrer nas próximas eleições e que estava em cargo de chefia. Lucineide Pinheiro tem pretensões de concorrer à uma vaga na Câmnara Municipal de Santarém, pelo PT. Após entregar o cargo, a ex-secretária de Educação mandou uma mensagem a todos os profissionais de educação que atuam no município de Santarém. Veja abaixo o teor completo da mensagem:

MENSAGEM AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Caros colegas,

Por sete anos, estivemos juntos, unindo nossa força, inteligência, sensibilidade, capacidade de ensinar e prender, esperança, sonho e ação no caminho da construção de uma educação libertadora, includente, humanizadora.

Aprendemos que para alcançar êxito em nossa caminhada é preciso ver os obstáculos não como problemas, mas como desafios a serem vencidos. Como uma grata oportunidade para exercitar nossa capacidade de transcendência.

Foram muitas vitórias e, para alcançá-las enfrentamos obstáculos de toda ordem. Porém, de todos eles, retiramos pequenas ou grandes lições que nos permitiram avançar com maior discernimento, zelo, cuidado e segurança.

Foi dos piores momentos que extraímos as melhores lições. Na busca de superação das adversidades, fortalecemos nossa capacidade de afrontamento, filtramos e apuramos nossos valores. Por isso, sinceramente, agradecemos a todos aqueles que nos criticaram, ou aqueles que, com sua ação ou omissão, tornaram mais difícil nossa caminhada. Experimentamos a preciosa verdade: “a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade comprovada produz a esperança e a esperança não engana.” (Rm5,3-5). E foi, justamente, a esperança que nos moveu e nos deu a certeza que nossa empreitada seria exitosa nos levando a transformar dificuldades em oportunidades de crescimento e superação.

Aprendemos a cultivar o respeito pessoal e profissional, a fraternura, o diálogo, a amizade, e a encarar a diversidade como elemento essencial na construção do respeito ao outro e a nós mesmos.

Compreendemos que o ato de educar deve ser encharcado de estética, ética e do cheiro da terra na qual pisa o educando. Assim, pensando, nos fortalecemos e formamos uma equipe comprometida, guerreira, engajada, diversa, porém, una no desejo de realizar o impossível, se necessário, para ver nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos recebendo o que é deles por direito: uma educação de qualidade, que valorize, antes de tudo, a pessoa humana em suas múltiplas dimensões.

Lembramos, mais uma vez, que só possuímos o momento presente, e é nele que residem todas as possibilidades. Existir é muito mais do que viver o hoje, é corporificar as palavras e com gestos concretos imprimir marcas positivas no mundo e transformá-lo, a partir de nós.

Se não foi possível realizar tudo o que sonhamos e planejamos, mas tudo o que fizemos foi com dedicação, zelo e compromisso.

Minha mais profunda gratidão a todos e a todas que com gestos concretos nos ajudaram a colocar a educação de Santarém no cenário nacional como Cidade Educadora; levando-a a ser reconhecida, como parte da Rede de Aprendizagem: município que Garante o Direito a Aprender; como Cultura Viva; como Ponto de Leitura, Ponto de Cultura; como Gestão Nota 10; como referencia em Educação ambiental; em educação e Diversidade, dentre outros reconhecimentos.

É tempo de travessia. Despeço-me aqui como Dirigente Municipal de educação, mas continuo com vocês, lada a lado, na defesa intransigente da qualidade social da educação pautada nos principio da equidade e da ética social e pessoal.

Que Deus abençoe a todos os homens e mulheres de boa vontade!

Profª. Lucineide Pinheiro

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Lucineide Pinheiro deixa Secretaria de Educação

  • 4 de junho de 2012 em 18:12
    Permalink

    BOA NOITE; FIQUEI MUITO CONTENTE AO CHEGAR EM SANTARÉM VINDO DE UMA VIAJE DE 54 DIAS. FUI NA PADARIA NO BAIRRO DO SANTÍSSIMO E AO PASSAR PELO COLÉGIO FREI OTHMAR VI O MURO DO COLÉGIO TODO PINTADO E COM O NOME DO COLÉGIO NO MURO.
    É ISSO DIREÇÃO, PARABÉNS! NUNCA VI ALUGAR MURO DE COLOGIO OU ESCOLA MUNICIPAL OU ESTADUAL PARA COLOCAR PROPAGANDAS DE EMPRESAS EM TROCA DE VERBAS PARA FAZER REPAROS NO MESMO.ABRAÇO

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *