Reitor da UFOPA recebe comitiva de vereadores

Reitor da UFOPA recebe vereadores e tecnicos da Seminf

Na última quarta-feira, dia 4, o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Prof. Dr. José Seixas Lourenço, recebeu uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal de Santarém, cidade sede da universidade, e técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMIFR). Na ocasião, o reitor apresentou o plano diretor da universidade, suas ações de ensino, pesquisa, com o objetivo de conscientizar os representantes do poder público municipal sobre a necessidade de considerar como área especial o local onde a UFOPA está situada.

“Nós estamos procurando, ao longo destes dois últimos anos, uma aproximação maior, não só com o poder público local, mas em especial, com a Câmara dos Vereadores, onde nós estamos pleiteando há algum tempo que esta área onde a universidade está localizada, a sua sede principal, no Campus Tapajós, seja considerada, no plano urbanístico de Santarém, como uma área especial, dadas as características de uma universidade”, explicou o reitor.

Planejamento urbano

De acordo com o presidente da Câmara dos Vereadores, José Maria Tapajós, tramitam naquela casa de leis três projetos que versam sobre ordenamento do solo urbano: o Código de Postura de Santarém; o Código de Obras e a Lei do Parcelamento do Solo Urbano. “Estamos analisando esses três projetos de lei na Câmara, e juntamente com uma comissão técnica da prefeitura viemos conhecer o projeto da UFOPA nesta questão”, disse o vereador.

Ao final da reunião, o reitor avaliou o encontro de forma positiva, considerando que a área da universidade é relativamente pequena, e a construção de prédios com número de andares além do usual estará dentro das diretrizes das leis municipais. “A reunião avançou muito bem, tive a oportunidade de mostrar como esta instituição vem-se consolidando ao longo destes dois últimos anos, em particular no que se refere ao Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós”, concluiu o reitor.

Iniciação Científica e Extensão são temas de Seminários

A Universidade Federal do Oeste do Pará, através da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), realiza o I Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio (IC-EM) e o I Seminário de Extensão, nos próximos dias 17, 18 e 19 de abril de 2012 em Santarém/PA. Os eventos têm como objetivo proporcionar a integração entre professores e estudantes da instituição e de escolas do ensino médio da região, através da troca de experiências e da divulgação de trabalhos. As inscrições já estão abertas.

No I Seminário de IC-EM, serão divulgados os resultados de pesquisas desenvolvidas em diversas áreas do conhecimento por 100 alunos do ensino médio de escolas públicas dos municípios de Santarém e Oriximiná, todos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq). O programa visa a despertar a vocação científica nos jovens, formando cidadãos conscientes e participativos, e os trabalhos apresentados mostrarão a importância da integração entre universidade e escola nesse processo.

Paralelamente, o I Seminário de Extensão irá divulgar os resultados de programas e projetos de extensão universitária coordenados por professores da UFOPA. Os trabalhos têm ênfase na inclusão social, visando a fortalecer o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa e permite transformar a realidade através da relação universidade-sociedade. Serão apresentados 13 trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UFOPA) e do Programa de Extensão (PROEXT/MEC).

Os Seminários de Extensão e de Iniciação Científica do Ensino Médio têm apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os eventos acontecem no Auditório do Campus Tapajós e são abertos não só à comunidade acadêmica, mas a toda a sociedade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 13 de abril na PROPPIT, também no Campus Tapajós.

Fonte: Ascom/UFOPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *