Trabalhadores suspendem greve em Belo Monte

Na 4ª feira (04), a Transamazônica foi bloqueada e as obras paralisadas

Os trabalhadores de Belo Monte suspenderam a greve na manhã de quinta-feira (5) e retornaram ao canteiro de obras, em Altamira. Há sete dias que os operários, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Pará (Sintrapav) e a empresa Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) estão no impasse da paralisação na construção da usina.

Na manhã de 4ª feira (04), a rodovia Transamazônica foi bloqueada com ônibus para que os trabalhadores não pudessem ter acesso ao canteiro de obras. A Tropa de Choque da Polícia Militar, Polícia Civil e Força Nacional compareceram ao local para a liberação da pista.

Os trabalhadores estão reivindicando pela redução da baixada (visita das famílias), aumento no valor do vale-alimentação, melhoria nos transportes (troca de ônibus), revisão de salários (equiparação salarial) e cumprimento de cláusulas do acordo coletivo.

Segundo o Movimento Xingu Vivo Para Sempre, contrário à construção de Belo Monte, um trabalhador havia sido demitido, por relação com greve, mas o Sintrapav iria se comprometer a reverter o quadro.

A assessoria de imprensa da Consórcio Construtor Belo Monte negou a demissão e enfatizou que nunca houve qualquer tipo de ameaça aos trabalhadores. Ainda de acordo com a assessoria, as obras da usina só foram paradas nas duas vezes que houve protesto e bloqueios na Transamazônica.

Na próxima terça-feira (10), está prevista uma reunião entre comissão de greve, Sintrapav e CCBM para o retorno das negociações. Caso as reivindicações dos grevistas não sejam aceitas, os trabalhadores devem paralisar as obras.

Devido ao feriado da Semana Santa, as obras de Belo Monte ficarão paradas nesta sexta-feira (6), sábado (7) e domingo (8), retornando na segunda-feira (9).

A reportagem entrou em contato com a Sintrapav, mas nenhum responsável pelo sindicato foi encontrado no escritório de Altamira. Foi informado que a diretoria só retornará ao trabalho na próxima segunda-feira (9).

Fonte: DOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *