Câmara cassa mandato de vereador

Vereadores se reuniram e cassaram por unanimidade mandato de Gerson Campos, em Porto de Moz

O ex-prefeito do município de Porto de Moz, no Oeste paraense, Gerson Campos, que atualmente estava exercendo o mandato de Vereador, foi cassado no início desta semana, pela Câmara Municipal. No mesmo dia que Gerson Campos foi cassado, foi empossada em seu lugar, a 1ª suplente, Emanoelli Duarte Torres. Conforme prescrição dos artigos 48, parágrafo 3º, da Lei Orgânica Municipal, combinado com o art. 59, inciso IV, do Regimento Interno da instituição municipal, Gerson Campos foi cassado no mandado de Vereador por unanimidade. Esse documento foi expedido pelo presidente da Câmara Municipal de Porto de Moz, vereador Ivanildo de Lima Pontes, pela 1ª secretária da Mesa, vereadora Shinamara Fernandes Varejão Couto e pelo 2º secretário, vereador João da Silva Torres.

A documentação repassada à nossa reportagem informa aos parlamentares e aos cidadãos Portomozenses que no dia 15 de fevereiro deste ano, os vereadores Alcibenis Torres Pontes e Weider Luiz de Carvalho Lobato requereram a esta Mesa a declaração da perda do mandato do vereador Gerson Salviano Campos. De acordo com os requerentes, o Vereador teve suas contas consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da União, tendo, por esta razão, seus direitos políticos suspensos.

No corpo do requerimento, os denunciantes juntaram documentos, os quais foram protocolados e recebidos pela presidência da Casa. Por imperativo constitucional, a Mesa, por meio de seu presidente, determinou a notificação do vereador Gerson Campos para que, querendo, promovesse sua defesa. Apesar de regularmente notificado, o vereador Gerson Salviano Campos deixou de apresentar sua defesa, impetrando, no dia 16 de março de 2012, com um Mandado de Segurança com pedido de liminar perante o juízo desta Comarca.

Ciente do despacho, a presidência da Câmara interpôs, no dia 02 de abril corrente, recurso de Agravo de Instrumento com pedido de tutela antecipada perante o Tribunal de Justiça do Estado com vista a tornar sem efeito a decisão liminar proferida pelo juízo de Porto de Moz. Após análise, o Desembargador relator, Dr. Constantino Augusto Guerreiro, reconhecendo a regularidade formal deste procedimento, determinou a imediata suspensão do despacho prolatado pela excelentíssima Doutora Fernanda Azevedo Lucena, Juíza desta Comarca.

O relato no documento repassado à nossa reportagem destaca “que os registros processuais constantes nas páginas eletrônicas de instituições como o Tribunal de Justiça do Estado, bem como dos Tribunais de Contas do Estado e União demonstram perfeitamente a vocação (ex-Prefeito) e Vereador em desrespeitar aquilo que é do povo e em prol do povo deve ser gerido”.

E prossegue o documento que “manter Gerson Salviano Campos na representatividade deste povo é, no mínimo, atentatório a dignidade e ao decorro de nossas funções públicas. Construir um Município livre, democrático e justo pressupõe representantes dignos de respeito e credibilidade social, sob pena de banalizarmos o importante papel do Poder Legislativo de salvaguardar os princípios fundamentais de nossa Constituição Federal”, narra o documento.

Por: Alciane Ayres

4 comentários em “Câmara cassa mandato de vereador

  • 6 de maio de 2012 em 14:36
    Permalink

    realmente a familia campos pensa ser dona dos bens público quem não ler a sua cartilha ta fora.Parabéns Vereador IVANILDO DE LIMA PONTES FAÇA JUS AO SEU NOME E SOBRENOME,POIS VC TEM O NOSSO APOIO

    Resposta
  • 3 de maio de 2012 em 22:23
    Permalink

    Essa familia campos, mudou porto de moz vejam como era antes e como está hoje! vejam quantos empregos foram gerados por essa familia campos. vejam oque prefeito berg campos fez por porto de moz. Pergunte hj se o portomozense não está satisfeito com a nossa cidade! cego é aquele que não quer ver… ver a mudança na educação,saude,saneamento,infraestrutura e outros. só não houve mais mudanças pois vcs ficam ai sem fazer nada alem de criticar!

    Resposta
  • 28 de abril de 2012 em 17:37
    Permalink

    essa familia campos, é assim pelo dinheiro faz tudo se for publico melhor a inda dia 26 quinta feira orivaldo quiz brigar com o vereador nildo pontes sabe por que o vereador filmou as maquinas da prefeitura tirando areia por rivaldo vender pra isolux assim é muito bom

    Resposta
  • 27 de abril de 2012 em 17:34
    Permalink

    Ontem, 26/04/2012, mas uma da família campos, o sr. Rivaldo Campos. foi flagrado pelo presidente da camara, o mesmo gravou os maquinario da prefeitura, tirando areia para ser vendido para empresas, como a isolux

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *